A Casa da América Latina (CAL) promoveu, no dia 10 de março, uma visita de trabalho com os embaixadores da América Latina à Coudelaria de Alter, gerida pela Companhia das Lezírias, uma Sociedade Anónima de capitais exclusivamente públicos. Fundada em 1836, no reinado de D. Maria II, a Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal e integra, entre outras propriedades, a gestão da Coudelaria Nacional e da Coudelaria de Alter.
A Coudelaria de Alter, fundada pelo rei D. João V em 1748, é desde então o local de criação de alguns dos mais representativos cavalos da raça lusitana, utilizados na prática desportiva e na dressage, e exportados para todo o mundo, inclusive para o Brasil, México e Colômbia. Todos os cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre são criados nesta coudelaria.
Durante a visita, os embaixadores acompanhados pelo Presidente da Companhia das Lezírias, Eng. Eduardo Oliveira e Sousa, pelo Presidente da Comissão Executiva da CAL, Alberto Laplaine Guimarães, e pela Secretária-geral da CAL, Manuela Júdice, conheceram espaços emblemáticos como a Falcoaria e o Páteo D. João VI, o trabalho dos alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural e toda a atividade inerente ao negócio do cavalo Lusitano. No final da manhã, Pedro Ribeiro, Diretor de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé fez uma visita ao Hotel COLLECTION ALTER REAL – “um hotel muito especial por ter toda a ligação à Coudelaria e ao cavalo lusitano” – e uma apresentação do grupo empresarial português Vila Galé, um dos maiores grupos portugueses de investidores na América Latina.
A visita de trabalho dos embaixadores à mais antiga coudelaria do mundo, organizada pela Casa da América Latina, representa a aproximação entre os países Latino-americanos e Portugal, “no quadro da vertente empresarial e dinamização comercial das parcerias que possam existir entre Portugal e a América Latina, o cavalo ocupa em muitos países da América Latina uma posição de destaque quer do ponto de vista cultural, quer do ponto de vista empresarial”, esclarece Alberto Laplaine Guimarães, Presidente da Comissão Executiva da CAL.
Francisco Miranda, Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, juntou-se à iniciativa agradecendo o convite para estar presente na “Coudelaria de Alter, um espaço único no mundo, o berço do Cavalo Lusitano”.
Visite os links: Coudelaria de Alter , Companhia das Lezírias e Hotel Vila Galé Colletion Alter Real.
Galeria de imagens
Publicado: Março 2025.