“A Casa da América Latina (CAL) tem como missão aproximar Portugal da América Latina, através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos, nas áreas cultural, académica, económica, empresarial e municipal”. Foi com esta missão que a Secretária-geral da CAL, Manuela Júdice, esteve presente, a 20 de fevereiro, no II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros em São Paulo.
A iniciativa promovida pelo Museu da Língua Portuguesa e pela Casa da América Latina, tem como principal objetivo fortalecer a diplomacia cultural entre o Brasil e Portugal, a fim de promover trocas de experiências entre as comunidades artísticas e as indústrias criativas dos dois países.
Manuela Júdice, na abertura desta segunda edição de Diálogos, apresentou a Casa da América Latina, referindo que aí se misturam “cores, sabores, palavras e sons, trincamos o sol inteiro, envolvidos pela luz branca de Lisboa. Hoje viemos a São Paulo para os partilhar”, salientou. A Secretária-geral disse também que os Diálogos surgiram como resposta a um desafio lançado à CAL, em 2023, e que contou com a presença em Lisboa, das duas Ministras da Cultura, Margareth Menezes e Dalila Rodrigues, na altura Diretora do Mosteiro dos Jerónimos, presentes nesta edição de II Diálogos.
Acrescentou ainda que “é fundamental o intercâmbio da CAL com outras instituições portuguesas e estrangeiras para garantir o sucesso do seu trabalho”. Neste sentido, foi assinado o MoU – Memorando de Entendimento que, nas palavras de Manuela Júdice, “contamos poder vir a incorporar também, o Museu da Língua Portuguesa como parceiro estratégico de um intercâmbio futuro”.
Programa
Galeria de imagens
Publicado: Fevereiro, 2025.