Skip to main content

A Casa da América Latina celebrou o Dia Mundial da Poesia, com a Festa da Poesia, que decorreu no domingo, dia 23 de março de 2025.

A celebração começou de manhã com um espetáculo infantil “1001 noites – Irmã Mapuche”, uma criação do Teatro O Bando, em parceria com o TatúTeatro, do Uruguai, que une teatro, poesia e música de raízes ancestrais.

Durante a tarde, Mauricio Vieira, Elisa Scarpa e Mariana Portela conduziram a burlesca sessão de poesia, “Doidos Diversos”, um conjunto de quadros divertidos em que se citaram poemas latino-americanos, e o público recebeu “poemas comestíveis”. Federica Ortiz, poeta e investigadora mexicana, Margarita de Jandres escritora e poeta salvadorenha e Alejandro Pereyra Dm, escritor e cineasta boliviano residente em Portugal, conduziram a segunda sessão da tarde, intitulada “A Montanha – 3 poetas – 3 países – El Salvador, Bolívia e México”, que contou ainda com a participação especial do músico Servando Serrano.

Fechámos a Festa da Poesia com chave de ouro, com os Amigos da poesia e da América Latina, que numa sessão aberta, partilharam connosco poetas da sua predileção e poemas da sua autoria, com direito até a um momento musical.

O evento contou ainda com a participação da livraria Saudade Distribuidora, com uma seleção de livros de poesia latino-americana, e da Del Plata Alfajores, que partilhou algumas das suas especialidades gastronómicas.

Agradecemos a todos a sua participação e esperamos encontrá-los novamente para continuarmos a celebrar a riqueza da poesia ibérica e latino-americana.

Galeria de imagens

Publicado: Março, 2025.