Skip to main content

Para celebrar o Dia Mundial da Poesia, a Casa da América Latina organiza a Festa da Poesia no domingo, dia 23 de março de 2025.

A Casa da América Latina promove um encontro festivo com poesia, gastronomia e várias surpresas latino-americanas durante o dia de domingo, na celebração do Dia Mundial da Poesia que se comemora a 21 de março.

As crianças também terão um espetáculo infantil: intervenção teatral a partir das “1001 noites – Irmã Mapuche”, uma criação do Teatro O Bando em parceria com o TatúTeatro, do Uruguai, às 11h.
A entrada é livre, basta aparecer!

Programa

23 março
Festa da Poesia
11h00 – 19h00

11h
1001 Noites – Irmã Mapuche
Teatro O Bando em colaboração com o Tatúteatro, do Uruguai
Excerto do espetáculo, ainda em fase de desenvolvimento criativo (estreia prevista para maio), com os atores uruguaios Maricruz Diaz e Gabriel Valente, que une teatro, poesia e música de raízes ancestrais. A língua do povo Mapuche, o mapudungun (língua da terra), e os instrumentos musicais, que tocam poemas de um tempo em que homem e natureza viviam em comunhão, estão em destaque.
Oficina de artes manuais e conversa com os atores, no final do espetáculo.

16h
Doidos Diversos
Mauricio Vieira, Elisa Scarpa e Mariana Portela conduzem uma burlesca sessão de poesia na qual a única ordem é a doidice. Ao Telefone Estragado, que passa de ouvido em ouvido um verso que ao final não será mais o mesmo, soma-se a entrevista a um poeta póstumo utilizando o questionário de Proust, a séance de bibliomancia com versos surrealistas, uma consulta de Versoterapia com os Doutores Orta, e muitos outros quadros que imprimem irreverência à poesia. A interação com a plateia é sempre estimulada, para promover uma atmosfera de cumplicidade e desvairamento coletivo.
«Uma tertúlia para quem as detesta» é uma das possíveis definições daquilo que realizam os Doidos Diversos. Para a sessão especial do Dia da Poesia em março de 2025 na Casa da América Latina, os Doidos Diversos propõem organizar todos os quadros com versos de poetas latino-americanos.

17h
A Montanha
3 poetas – 3 países – El Salvador, Bolívia e México

Alejandro Pereyra Dm, Bolívia
Federica Ortiz, México
Margarita de Jandres, El Salvador

Alejandro Pereyra Dm, escritor e cineasta boliviano, é residente no Fundão. Autor nómada, cujo trabalho visa transcender fronteiras físicas e narrativas. “O seu cinema e literatura reflectem a fragilidade da deslocação e a riqueza do envolvimento com culturas diversas” (RACHAEL CRAWLEY). Boliviano, educado na Alemanha e com trabalhos no México, Turquia, Índia e agora Portugal, os seus filmes e escritos misturam poesia, narrativa íntima e um compromisso intransigente com a autenticidade artística. “Ele está a unir as perspetivas locais e globais com narrativas profundamente humanas” (RAÚL TEIXIDÓ).

Federica Ortiz terá nascido na Cidade do México, onde obteve o seu mestrado em Filosofia pela Universidade Nacional Autónoma do México. Mais tarde, mudou-se para a Alemanha para iniciar o seu doutoramento em filosofia antiga na Universidade de Tübingen. A vida e o fado levaram-na até Lisboa, onde iniciou há pouco tempo o seu percurso poético. É investigadora em filosofia antiga, interculturalismo e filosofia latino-americana. Também ensina várias línguas (alemão e espanhol), edita e traduz. Recentemente publicou um livro sobre filosofia latino-americana: Philosophie in Lateinamerika: Eine Einführung, com outros colaboradores.

Com quase vinte e cinco anos de residência em Milão, Margarita de Jandres é uma escritora e poetisa salvadorenha, autora da obra poética Mujer en Poesía. Margarita é um membro ativo do círculo literário boémio de Milão. Um lugar onde muitos artistas se encontram para expressar a sua arte nas diferentes expressões e correntes de cultura e identidade.

18h
Amigos da poesia e da América Latina leem poetas da sua predileção e poemas da sua autoria.
Sessão aberta.

 

No decorrer desta atividade serão captadas imagens e som para divulgação pela CAL nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais, estando suscetíveis a reutilização e difusão por terceiros.

 

 

 

Publicado: Março, 2025.