A exposição “160 Anos de Amizade México – Portugal”, que esteve patente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo desde 17 de outubro de 2024, foi prolongada até 6 de janeiro de 2025. A 13 de dezembro, o embaixador Bruno Figueiroa realizou uma visita guiada à exposição dirigida a diplomatas em funções em Lisboa, na qual esteve presente a Secretária-Geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice.
Esta exposição integra-se no conjunto de eventos organizados em 2024 pela Embaixada do México em Portugal, em celebração dos 160 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e o México, a 20 de outubro de 1864. Reuniu documentos, vídeos e fotografias que testemunham momentos importantes das ligações políticas e culturais entre os dois países, cedidos por instituições como o Acervo Histórico Diplomático do México, o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal ou a Direção-Geral da Comunicação Social.
Entre as peças expostas, destacam-se a Carta Credencial assinada pelo Imperador Maximiliano I, em 27 de junho de 1864, que nomeou D. Francisco Sanchez Facio como Ministro Plenipotenciário do México em Portugal, o Relatório das Relações Comerciais entre Portugal e México, de 1910, e a transmissão televisiva do Campeonato Mundial de Futebol de 1986, realizado no México, no qual Portugal participou.
Galeria
Publicado: Janeiro, 2025.