“Em momentos de incerteza é bom apostarmos na diversificação de mercados e alguns países da América Latina podem revelar-se bons mercados de exportação para os vinhos e produtos da Vidigueira”, referiu Cristina Valério, coordenadora da área económica da Casa da América Latina, na abertura do certame “Vidigueira Vinho” que decorreu nos dias 18 a 20 de abril de 2025, agradecendo o convite efetuado pelo Presidente da Câmara da Vidigueira, Rui Raposo, associado da CAL. O evento organizado pela Câmara Municipal de Vidigueira teve como objetivo principal promover os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, além de outros produtos de excelência do concelho e a gastronomia local.
O programa integrou um Salão dos Vinhos, com a presença de vários produtores da região, do país, mas também com algumas surpresas internacionais. Esse espaço também dispunha de uma área de showcooking, onde se desenvolveram, durante os três dias, provas gastronómicas e harmonizações de vinho. Noutros pavilhões o público teve a oportunidade de visitar exposições e venda de produtos alimentares e de artesanato, além de assistir a espetáculos musicais, culminado todos os dias com concertos ao ar livre, o primeiro pelo Embaixador dos Vinhos da Vidigueira, António Zambujo, seguindo-se os Calema e no último dia, os Lucky Duckies.
A Casa da América Latina promoveu um showcooking de gastronomia mexicana, com Martha Tomé, com o apoio da associação Açúcar Hub – Empreendedores da América Latina em Portugal e a Associação de Damas Equatorianas, fundamentais na dinamização do evento que terminou com uma aula de dança. Ricardo Monteiro, especialista em enoturismo, e os vinhos da Vidigueira da casta Antão Vaz, foram o par perfeito para uma gastronomia de sabor mais quente, cujo excelente odor fez “crescer água na boca” a todos os participantes no Salão de Vinhos.
Galeria de imagens
Publicado: Maio 2025