A 14ª Cimeira Luso-Brasileira decorreu em Brasília no dia 19 de fevereiro, tendo contado com a presença de 11 ministros do XXIV Governo Constitucional do executivo PSD/CDS-PP, liderado por Luís Montenegro. Portugal e Brasil assinaram dezanove instrumentos bilaterais relativos a diversas áreas, da economia à saúde, e a cultura não foi esquecida. As ministras Dalila Rodrigues e Margareth Menezes assinaram três acordos que visam estreitar as relações culturais entre os dois países.
Dois memorandos de entendimento estabelecem as bases de cooperação entre a Museus e Monumentos de Portugal e o Instituto Brasileiro de Museus; a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal. Com estes acordos pretende-se fomentar a cooperação mútua entre as principais instituições de memória dos dois países, trocando conhecimento especializado entre os seus profissionais, promovendo a realização conjunta de eventos, exposições, conferências, visitas científicas e publicações, e fomentando a promoção da cultura e da literatura em língua portuguesa.
Foi ainda assinado um protocolo de Intercâmbio Artístico que tem como objetivo criar um programa de bolsas de aperfeiçoamento artístico que promova a mobilidade de artistas e a sua internacionalização.
Depois da sua presença na Cimeira, em Brasília, Dalila Rodrigues e Margareth Menezes estiveram presentes na segunda edição dos Diálogos Culturais Luso-Brasileiros, promovida pela Casa da América Latina e pelo Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, no dia 20 de fevereiro.
Questionada pela Lusa durante o evento, Dalila Rodrigues revelou que os memorandos refletem o diálogo travado entre as duas ministras e a sua “absoluta sintonia de visões e concordância em termos de princípios”. Por sua vez, Margareth Menezes reforçou que os acordos bilaterais ampliarão “pontes que, na verdade, já existem”, salientando o trabalho já feito em áreas como o teatro, a música e o cinema.
Veja as notícias completas nos sites do Público e do Notícias ao Minuto
Imagem © Gonçalo Borges Dias / GPM
Publicado: Março 2025