Skip to main content

A CASA

A História da Casa

Casa das Galeotas

A Casa das Galeotas era composta por um conjunto de armazéns e habitações, edificados entre os séculos XVIII e XX.

Inserido numa zona ribeirinha entre a Rua da Junqueira e a Avenida da Índia, em frente ao aterro ganho ao rio nos séculos XIX e XX, o primeiro registo deste edifício na planta da cidade data de 1807.

Desta planta consta unicamente o edifício perpendicular ao rio, sendo apenas possível identificar o conjunto completo na planta de Silva Pinto em 1911. Trata-se de uma estrutura construída ao longo de cerca de 100 anos destinada a acolher uma zona industrial /armazenamento no piso térreo e habitação superior no piso superior. Destacam-se algumas habitações modestas, possivelmente ligadas à produção, e uma outra, de caráter burguês, destinada ao proprietário. Os  três edifícios – nascente, sul e poente – formam um U.

O edifício municipal, que acolhe hoje as sedes da CAL – Casa da América Latina e da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, foi adaptado e organiza-se em 4 áreas distintas: restaurante, zona administrativa da CAL , zona administrativa da UCCLA, área expositiva e auditório.

Anteriormente instaladas noutros edifícios municipais, as duas instituições, a Casa da América Latina e a UCCLA vieram ocupar a Casa das Galeotas, em setembro de 2016.

Agenda CAL - Próximos Eventos

27 Jan

EXPOSIÇÃO “A NORDESTE DO NORDESTE”

27 de Janeiro, 2026 - 10 de Abril, 2026    
10:00 - 18:00

Destaques

Património Imaterial da América Latina eleito em 2025
El Salvador
Património Imaterial da América Latina eleito em 2025CAL

Património Imaterial da América Latina eleito em 2025

A 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial decorreu entre…