Skip to main content
Foi entregue na manhã de 20 de março, o Prémio Casa da América Latina 2025, a título póstumo, a António Manuel da Mota, ex-presidente da Mota-Engil.
Raimundo Carreiro, Embaixador do Brasil em Portugal, deu as boas-vindas aos presentes, realçando a visão humanista do homenageado e o papel da Mota-Engil na dinamização da economia do seu país, compreendendo a realidade local e respeitando as comunidades.
O Professor António Rendas, presidente do júri, destacou a obra, a visão estratégica e o desejo de retribuir à sociedade de António da Mota, recordando que o júri foi unânime na sua escolha, elevando muito a fasquia para as próximas edições.
Rosa Maria Mota, viúva do homenageado, recebeu o prémio e agradeceu em nome da família, recordando que o sucesso de António Mota se deveu não só a muito trabalho, mas também à equipa excecional que soube sempre reunir e liderar. Rosa Maria deixou um repto à nova geração de líderes da Mota-Engil, para manterem o legado de trabalho, mas também de humanidade do marido.
Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e da Casa da América Latina, encerrou a sessão, elogiando a audácia de António da Mota, que tornou a Mota-Engil numa das empresas que mais contribuiu para a presença portuguesa na América Latina e no mundo. Exemplo de liderança e capacidade de adaptação às novas realidades mundiais sem nunca perder a essência, António Mota foi um embaixador de Portugal o mundo.

Galeria de imagens

Publicado: Março, 2026.