Skip to main content

A Casa da América Latina e o Ministério dos Negócios Estrangeiros organizaram, no dia 9 de julho, uma visita com o corpo diplomático da América Latina ao Palácio das Necessidades, em Lisboa.

Erguido no reinado de D. João V, entre 1743 e 1750, o Palácio das Necessidades integra-se num conjunto monumental classificado como Imóvel de Interesse Público em 1983 e serviu de residência da família real portuguesa durante mais de um século. Para além de um importante monumento histórico, e de um local emblemático da monarquia, foi neste palácio que teve início a atividade parlamentar em Portugal, uma vez que foi a primeira sede do Parlamento português. Hoje, tem um papel fundamental na diplomacia portuguesa, como sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) formula, coordena e executa a política externa de Portugal. Cabe ao MNE assegurar a representação do Estado português junto de outros países e de organizações internacionais, através da sua Rede Externa de embaixadas, missões permanentes e postos consulares.

Durante a visita, acompanhados pelo Embaixador Manuel Corte-Real e pelo Embaixador António Almeida Lima, foram dados a conhecer alguns dos espaços mais emblemáticos deste palácio, como a Sala do Protocolo, a Biblioteca da Rainha e o Arquivo do Ministério.

Publicado: Julho, 2025.