VISITA DOS EMBAIXADORES DA AMÉRICA LATINA AO PLANO GERAL DE DRENAGEM DE LISBOA

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina e a Câmara Municipal de Lisboa promoveram, no dia 1 de março, uma visita do Corpo diplomático latino-americano acreditado em Lisboa, ao estaleiro de Campolide do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL).

O PGDL, apresentado pela arquiteta Rita Gomes e pelo engenheiro Paulo Gordinho, tem como objetivos gerais preparar a cidade para os eventos extremos provocados pelas alterações climáticas, reduzir significativamente as inundações e cheias e os consequentes custos sociais e económicos, criar a infraestrutura que permite a reutilização de águas para lavagem de ruas, regas de espaços verdes e reforço de redes de incêndio, fechando o ciclo urbano da água – permitindo diminuir a “fatura” da água potável na cidade.

Conforme destacado, pretende-se com este Plano uma melhoria do conhecimento da rede de saneamento existente, reforço e reabilitação da rede de saneamento existente, construção de bacias de retenção e construção de dois grandes túneis de drenagem (grandes coletores) para transvase de bacias. Os diplomatas visitaram o  estaleiro onde se iniciou a construção de um desses 2 túneis, o maior, que ligará Monsanto a Santa Apolónia, e que terá cerca de 5 km de extensão. 
A visita também contemplou a tuneladora H2OLisboa (OLI) que, com 130 metros de comprimento, fabricada na China, é a maior alguma vez usada em Portugal e é também a peça-chave das obras principais do PGDL. Aos diplomatas foi possibilitada a entrada no primeiro troço do túnel já construído, numa obra  que terá, no total, 7 frentes de trabalho e deverá ficar concluída no final de 2025.

Partilhe: