Jorge Medina Paez: “A Colômbia é um destino que está aberto ao mundo porque oferece qualquer alternativa de turismo”

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Este ano, o vencedor do 1º lugar no concurso “Eu Fiz o Mochilão na América Latina” ganhou uma viagem a Cartagena das Índias, na Colômbia, e uma estadia de 2 dias no Hotel de Cartagena da cadeia EM Hotels. Por ocasião da entrega de prémios na BTL de Lisboa, conversámos com Jorge Medina Paez, representante para Portugal e Espanha, desta cadeia de hotéis.

Para quem não conhece a Colômbia, para quem não conhece Cartagena, como falaria desse lugar?

Cartagena das Índias é uma cidade que se carateriza pela sua história, que hoje é Património Mundial da Humanidade. Temos as muralhas de Cartagena, um recinto que nos protegia na época antiga, e que fez com que, há pouco tempo, Cartagena fosse galardoada como a melhor cidade amuralhada do mundo. Isso dá-nos alento para preparar o futuro. Hoje em dia, Cartagena das índias é um destino de férias, uma alternativa de sol e praia onde também existe natureza e ecologia. Além disso, temos também toda a parte histórica à disposição de quem queira passear. Outra coisa que carateriza as pessoas de Cartagena é a nossa forma de receber as pessoas, que é quente. Somos caribenhos, e uma coisa que nos carateriza é esse furor quando recebemos quem visita Cartagena das Índias.

Quais são os costumes das pessoas de Cartagena? Têm costumes diferentes das restantes regiões da Colômbia?

Há um slogan que diz “a Colômbia é o país mais acolhedor do mundo”. Nós como pessoas de Cartagena fazemos parte deste slogan porque temos esse sangue caribenho que nos faz ser abertos a todo a gente. Há um calor humano no serviço que prestamos, somos muito amenos com as pessoas.

Como falaria desta cadeira de hotéis, EM Hotels? Onde está situada, quantos hotéis são, quantas pessoas emprega, como é?

A EM Hotels é uma cadeia composta por 11 hotéis. 9 na Colômbia, onde os hóspedes podem conhecer as cidades mais atrativas da Colômbia, e também temos hotéis na República Dominicana e no México.

Há uma coisa que não podemos esquecer: a pandemia fez com que o tema das viagens mudasse, mudou-se a forma de viajar, a forma de sonhar…

Como?

Hoje estamos a trabalhar 4 valores fundamentais: a segurança, a confiança, a acessibilidade e a experiência. Em todas as nossas infraestruturas hoteleiras estamos a brindar os clientes com a oportunidade de uma experiência inesquecível, para que os que nos visitam se deixem levar. No campo da segurança, cumprimos com todas as normas de segurança que hoje em dia todas as entidades governamentais exigem. Na confiança, porque promovemos a oportunidade de ficar não só no nosso hotel em Cartagena, mas também em Santa Marta, em Medellín, em Bogotá ou em Cáli, que é cidade da salsa, ou também em Eje Cafetero, onde também se pode visitar Eje Cafetero e conhecer todo o processo do café, desde quando se cultiva até quando se colhe e se transforma no típico café da Colômbia.

Quantas pessoas emprega a vossa cadeia de hotéis?

Atualmente, por exemplo, no Hotel Cartagena Plaza somos 280 empregados. Em todos os hotéis temos, no mínimo, 750 pessoas. É uma quantidade elevada sendo que, hoje em dia, o mais importante é o compromisso que têm todos os empregados para com a cadeia, porque é uma cadeia que tem presença no mercado turístico colombiano há mais de 30 anos.

É uma marca conhecida?

Sim. Há muitos anos que marcamos presença no mercado colombiano. Na raiz de toda esta situação pandémica que se apresentou, tentámos que, entre todos os trabalhadores, trabalhássemos por esse novo sentir, essa nova ilusão, esse novo sonho que quer o viajante quando vai à Colômbia.

Este concurso chama-se “Eu fiz o mochilão na América Latina”. A América Latina é uma região muito rica, com muitos países interessantes e propícios ao mochilão. Alguma vez fez?

Fiz o mochilão mas na Colômbia.

Percorrendo o país?

Exatamente. Aproveito esta oportunidade para dizer que a Colômbia é, sem dúvida, um país maravilhoso, é um país espetacular.

O que diria às pessoas que vão ler esta entrevista e que pensam um dia fazer um mochilão na América Latina para que incluam a Colômbia na sua viagem?

Hoje a Colômbia oferece qualquer tipo de turismo. Turismo gastronómico, turismo de bem-estar, turismo de sol e praia e turismo ecológico. A Colômbia tem, por exemplo, 60 Parques Nacionais onde se podem encontrar terrenos planos, montanhas, deserto ou rios. Além disso, oferecemos o Eje Cafetero, que é uma zona muito chamativa, e que tem a oportunidade da experiência de conviver com as pessoas que cultivam o café. Há ainda Medellín, que é capital da eterna primavera, ou Cáli que é a cidade da salsa.

A Colômbia é um destino que está aberto ao mundo porque oferece qualquer alternativa de turismo. Há muitos anos havia um slogan na Colômbia que dizia “o risco é querer ficar”, e este slogan continua atual porque o risco de ir à Colômbia é que pode mesmo querer ficar lá, com todas as coisas boas e todas as maravilhas que o país tem para oferecer.

Para terminar, o que pode dizer ao vencedor do concurso que vai visitar o seu hotel?

Que disfrute! Que a experiência vai ser fenomenal, irrepetível e que o vai marcar.


Entrevista realizada por Raquel Marinho

Partilhe: