Ana Oliveira, Priscila Monteiro e Ricardo Vinícius Jordão vencem Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Ana Oliveira, Priscila Monteiro e Ricardo Vinícius Jordão são os vencedores do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022, uma iniciativa conjunta da Casa da América Latina e do banco Santander, que distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina, e que celebra este ano a 13ª edição. 

As teses de doutoramento distinguidas nas áreas de Tecnologia e Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Económicas e Empresariais incluem estudos sobre os impactos das alterações climáticas nas terras secas, a obra de João Cabral de Melo Neto e a gestão de informação e do conhecimento em redes de pequenas e médias empresas.   

Ana Oliveira, natural do Brasil, foi galardoada na categoria de Tecnologia e Ciências Naturais com o trabalho Ecological indicators as tolls to monitor the effects of climate change on Tropical dry forest, fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa e o Departamento de Biologia, da Universidade de Aveiro. A tese aborda a importante questão de desenvolver metodologias que permitam antecipar os impactos das alterações climáticas nas terras secas, mais sujeitas a desertificação, o que, segundo o júri, “permitirá melhorar a nossa capacidade de adaptação às previsíveis alterações climáticas das próximas décadas”.

Na categoria de Ciências Sociais e Humanas, a vencedora é Priscila Monteiro, de nacionalidade brasileira, com a tese “Compor livros de fora para dentro: Impressões poéticas e tipográficas de João Cabral de Melo Neto”. O trabalho, apresentado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, constitui segundo o júri “um contributo muito original para o conhecimento da obra de João Cabral de Melo Neto”, incidindo em catorze “livros artesanais” integrados no projeto editorial intitulado “O Livro Inconsútil”.

Ricardo Vinícius Jordão, também de nacionalidade brasileira, distinguiu-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pela tese “Gestão de informação e do conhecimento e capital intelectual em redes de pequenas e médias empresas”, pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada, na Universidade de Évora. O autor investigou o efeito da integração de micro, pequenas e médias empresas brasileiras em redes de conhecimento sobre as práticas da gestão de informação e do conhecimento, bem como sobre o capital intelectual, com o júri a ressalvar que a investigação “veio demonstrar que estas redes de conhecimento geram capital intelectual e proporcionam vantagens para as empresas aí integradas”.

A 13ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça recebeu cerca de 60 candidaturas, a maioria delas provenientes de Portugal e do Brasil. Cada investigador recebe um prémio pecuniário de 3.000 euros. A escolha dos vencedores teve em consideração fatores como a originalidade do tema, a relevância no âmbito do estreitamento de relações entre os países referidos e a qualidade da investigação.

O Júri do Prémio é constituído por Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa; João Proença, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Pedro Cardim, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; Paula Cordeiro, Diretora de Comunicação do Santander Portugal; e Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina.

Partilhe: