Festival Puro Conto na Casa da América Latina

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

14, 15, 19, 22 Outubro
Casa da América Latina

Consulte AQUI o programa!

A Casa da América Latina recebe, nos dias 14, 15, 19 e 22 de outubro, o Festival Puro Conto, onde haverá leituras encenadas, oficinas de escrita, microcontos de Augusto Monterroso, café com contos, e outras surpresas.

Puro Conto mostrar-nos-á o que se escreve, edita e publica para lá do Atlântico, trazendo, na crista da palavra, os melhores nomes de contistas no espaço latino-americano. Falamos do Brasil, Argentina, Cuba, Panamá e Portugal.

Na América Latina há centenas de festivais e encontros dedicados ao conto. Aí, desde sempre, se celebra o relato, o “cuento”, a forma breve da escrita ágil que num ápice apanha os leitores. Portugal é país de poetas, bem se sabe. E de escritores de grande monta, épicos, grandes narrativas, romance histórico, realismo maravilhoso e por aí fora. Mas contos, por mais que um ou outro escritor ouse tomar o espaço breve que tanto se amplifica como género dileto na literatura, isso não vende. Lê-se pouco. Há contos, poderiam argumentar, sim, mas para o público infantojuvenil, cirandando entre fábulas, lendas e parábolas, sem vícios nem venenos que chamem o olhar adulto que o merece. E bem que o merece.

Com o espírito da América Latina, a Casa da América Latina, em Lisboa, fará um festival literário dedicado inteiramente ao conto e aos contistas: ao processo de escrita do conto, sua tradução e edição, aos seus temas, homenagens, rotas e viagens. Eis um festival que junta, em torno da mesa de café da literatura, o conto, os contistas e os leitores do presente e do futuro.

Partilhe: