Programa cultural para o mês de julho
Etiquetas: América Latina, Arte, Atividades, Cinema, Cultura, Julho, Literatura, Música, Teatro
___________________________________________________________________________________Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se predominantemente para conteúdos acessíveis online.
Com um único clique, poderá aceder a todo o tipo de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.
Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.
Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.
6 a 12 de julho
CINEMA
Segunda fase
Até 8 julho
Cinema Nimas
Em julho do ano passado, a Leopardo Filmes, juntamente com a Medeia Filmes, organizou um extenso ciclo dedicado a um dos nomes maiores da arte no século XX: o cineasta (e também escritor) Luis Buñuel (Calanda, Espanha, 1900 – Cidade do México, 1983), com um especial enfoque no chamado “período mexicano”.
A segunda fase do ciclo Buñuel é agora por fim apresentada, no momento em que o Cinema Nimas reabre. Este segundo ciclo foca-se sobretudo na fase europeia do cineasta, é composto por 10 filmes, 8 deles cópias restauradas – um, A Bela de Dia, em 4K.
MÚSICA
Movimento Reverbera 2020 : um novo tempo de cultura
11 de jul: Cordel e Camila Masiso convidam Teresinha Landeiro
12 de jul: Chalo Correia e Viva o Samba
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa – Fundo de Emergência Social – Cultura, nos dias 11 e 12 de julho, um autocarro vai levar pelas ruas de Lisboa, música à sua janela, real e virtual.
O Movimento Reverbera é um projeto criado em Portugal, com o objetivo de alertar para os prejuízos no sector cultural. Um movimento pela união de artistas, produtores e público pelo fortalecimento da cultura.
Todos os concertos serão transmitidos em directo pelo canal do Youtube.
TEATRO
Protagonizado por bonecos que dão vida a pequenas histórias para adultos, este espetáculo reúne fragmentos dos destaques da companhia brasileira Grupo Contadores de Estórias.
LITERATURA
Diálogos informais com Margo Glantz e Mario Bellatin
Mario Bellatin e Margo Glantz conversam sobre o livro Salón de belleza, obra de Bellatin, que aborda temas como morte e doença de uma perspectiva particular.
ARTE
O Colégio Nacional, localizado no centro da Cidade do México, é uma instituição pública dedicada à divulgação da cultura científica, artística e humanística, gratuitamente, de livre acesso e sem nenhuma restrição curricular ou de registro. No meio das novas circunstancias pela pandemia, continuou o seu trabalho de forma virtual oferecendo diversos conteúdos, livros, conferências dos mais diversos temas.
Nesta semana o mês de julho começa com estas interessantes sessões, sempre às 18h00 do México:
1-Pandemia no contexto da saúde global
2-Que diabos faz um linguista? (2018)
3-O Leviatã e os médicos da peste
13 a 19 de julho
CINEMA
O Caderno Negro, de Valeria Sarmiento
O relato das aventuras, no crepúsculo do século XVIII, de um singular par formado por um pequeno órfão de origens misteriosas e pela sua jovem ama italiana, de nascimento igualmente incerto.
Formada em Filosofia e cinema, Valeria Sarmiento é uma das realizadoras chilenas mais internacionais. Tem desenvolvido uma carreira entre a montagem e a realização, acabando por se dedicar aos projectos de Raúl Ruiz, de quem é viúva. Assim aconteceu com As Linhas de Wellington, em Portugal, com La Telenovela Errante, na Argentina, e agora com O Caderno Negro.
MÚSICA
O Cultural San Martín apresenta o melhor do seu Ciclo Jazzologia 2019. Swing em sua casa.
Evento divulgado ao abrigo de um acordo de cooperação entre os pelouros da Cultura dos municípios de Lisboa e de Buenos Aires, Argentina.
TEATRO
Residência de Pina Bausch no Chile
Acompanhamento da residência artística que, em 2009, foi realizada pela lendária coreógrafa e bailarina alemã, juntamente com 21 membros de sua empresa Tanztheater Wuppertal, de diferentes cantos do Chile.
LITERATURA
Gostaria de saber mais sobre escritores mexicanos e suas obras?
Convidamos a consultar a Enciclopédia da Literatura no México; um espaço de cultura digital de acesso gratuito, onde pode encontrar informações dos autores, consultar os seus trabalhos online e acessar outros recursos multimédia.
Além disso, neste espaço criado pela Fundación para las Letras Mexicanas, você encontrará informações sobre tradução, teoria literária, instituições que estudam e divulgam literatura mexicana, uma seção sobre literatura oral e muito mais.
Não espere mais e desfrute da literatura mexicana em casa.
ARTE
Diálogo cultural entre México e Portugal: Cerâmica
Da série “Diálogo cultural entre México e Portugal”, apresenta-se o património cerâmico comum a várias culturas, como testemunho de influências culturais compartilhadas.
A embaixada do México convida-o a conhecer algo mais sobre a história do Azulejo e da Talavera.
20 a 26 de julho
CINEMA
Historias de Cronopios y de Faunas, de Julio César Ludueña
Animação baseada no livro homónimo de Julio Cortázar.
2ª Prémio Festival Internacional de Havana 2013 | 1º Prémio Festival Internacional de Animação de YEREVAN ARMENIA 2014 | Prémio ARGENTORES 2015 Melhor Guião Adaptado
MÚSICA
Tributo a Raúl Garello, Documentário-Concerto
Um dos últimos concertos com um dos maiores mestres do tango, falecido em 2016. Inclui depoimentos de outros ilustres músicos argentinos.
TEATRO
Teatro experimental do Chile. Quase 60 anos da sua história.
O ator Mario Lorca e o seu filho cineasta reconstroem a história de um dos períodos mais importantes da cena teatral chilena pela voz dos seus protagonistas.
LITERATURA
O Meu Último Suspiro de Luis Buñuel
No Podcast da Agenda Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, pode encontrar O Meu Último Suspiro de Luis Buñuel, realizador de cinema espanhol, naturalizado mexicano.
ARTE
Paisagem urbana e natural na fotografia contemporânea brasileira
A fotografia chegou ao Rio de Janeiro em 1840, quando a maioria das cidades brasileiras eram ainda pequenas aldeias rurais. Desde então, temos visto um salto no crescimento das megalópoles urbanas por todo o país. Algumas delas, como São Paulo, com cerca de 25.000 habitantes na época, é hoje o lar de vinte milhões de pessoas.
27 de julho a 2 de agosto
CINEMA
Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade
As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.
MÚSICA
Lisboa e Buenos Aires unidas pela rede
A CR Big Band comemora a música das grandes orquestras de swing e o repertório mais emblemático desse gênero, de Count Basie a Frank Sinatra.
TEATRO
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma das principais casas de espetáculos do Brasil. Ao longo de mais de um século de atividades, o belíssimo prédio em estilo eclético – cuja arquitetura é um espetáculo à parte – vem recebendo no seu palco os mais renomados artistas, grandes orquestras e companhias de dança nacionais e estrangeiras.
LITERATURA
Melhores Poemas Paulo Leminski (eBook), de Paulo Leminski
Paulo Leminski foi uma das grandes surpresas da poesia brasileira nos últimos trinta anos. Pertencendo a uma geração de insatisfeitos e irreverentes levou a insatisfação e a irreverência àquele ponto extremo para o qual só há uma saída: renovar ou se retirar. Renovou.
ARTE
10 coisas que deve saber sobre Botero
Fernando Botero é um artista com uma propensão para personagens volumosos e uma paleta de cores explosiva. O seu estilo de assinatira, conhecido como “Boterismo”, retrata pessoas e figuras com grandes volumes exagerados, que foram usados para representar críticas ou humor político, dependendo da peça.