Entregue Prémio Científico CAL/Santander

Etiquetas: , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

O Prémio Científico Casa da América Latina/Banco Santander Totta 2013 foi entregue, na sede do banco  (Lisboa), no passado dia 19 de Dezembro. Na presença dos principais representantes de ambas as instituições, bem como dos Embaixadores da Venezuela, do Chile e da Colômbia em Portugal, os vencedores nas três categorias agradeceram à CAL e ao Banco Santander Totta pelo estímulo à investigação científica.

André Afonso, o vencedor na categoria de Ciências Exactas e Naturais, com a tese Bioecologia e padrões de movimentação de tubarões no litoral do Recife, Brasil, referiu a colaboração de um grupo de pescadores e de estagiários para o trabalho de campo, e não esqueceu de mencionar todos os outros candidatos ao Prémio Científico que, no seu entender, “tinham trabalhos tão merecedores” quanto o seu.

Oliva Martins, que venceu na categoria de Ciências Económicas e Empresariais com a tese Marketing Social: uma aplicação ao comportamento do aleitamento materno, sublinhou as dificuldades que sentiu no seu processo de investigação dada a pouca literatura relacionada com o seu tema, e agradeceu às suas orientadoras de tese e a um conjunto de mães que responderam ao inquérito do qual tirou importantes conclusões para o seu trabalho.

Miguel Henriques, cuja tese Laboratórios de Paz em territórios de violência: abrindo caminhos para a paz na Colômbia? foi premiada na categoria de Ciências Sociais e Humanas, disse que o seu futuro como investigador continuará a passar pela América Latina, quer como objecto de estudo quer como local de trabalho, afirmou que o investigador académico tem o papel de transformador social e congratulou-se pelo processo de paz que está actualmente em construção na Colômbia, depois de cerca de 50 anos de conflito armado.

Na abertura da cerimónia, o Presidente da Casa da América Latina e da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, descreveu a associação enquanto facilitadora de um estreitar de relações entre Portugal, e particularmente a sua capital Lisboa, e os países ibero-americanos. Por sua vez, na sua intervenção, a Secretária-Geral da CAL, Manuela Júdice, informou que os três vencedores foram escolhidos de um total de 35 candidatos elegíveis e de várias nacionalidades.

O Presidente do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, salientou a “responsabilidade social” do banco, o maior da América Latina e da Península Ibérica, que celebrou protocolos com mais de 1000 universidades de ambas as regiões e investe anualmente cerca de 100 milhões de euros em investigação científica, dos quais cerca de 6 milhões em Portugal.

Consulte:
Notícia da atribuição do prémio
Fotografias, áudio e vídeo da cerimónia
Pareceres dos membros do júri
Abstract da tese de André Afonso
Tese completa de Oliva Martins
Abstract da tese de Miguel Henriques

Partilhe: