“Faz parte do ADN dos portugueses sair adelante! Serem os primeiros” afirmou Oscar Moscariello, Embaixador da Argentina em Portugal, na intervenção de abertura do Seminário “Argentina Oportunidades de Negócios” organizado pela Embaixada da Argentina, com o apoio do Banco BBVA e AICEP, no dia 11 de julho.
“A 28 de junho tivemos notícia de um acordo histórico, Mercosul/União
Europeia, o mais importante dos últimos tempos para América Latina. Por isso os
empresários portugueses devem estar atentos e preparar-se desde já para aproveitar
estas novas oportunidades que se antevêem. Este acordo pretende promover o
desenvolvimento económico, corrigindo assimetrias entre estes dois blocos,
através da eliminação das barreiras aduaneiras, e isso beneficiará, no meu
entender, principalmente as PMES”, continuou.
“Portugal foi o 1º país no mundo a reconhecer a independência
da Argentina, por isso as nossas ligações são fortes e antigas, contudo os
resultados ao nível do intercâmbio comercial não são os melhores. E é isso que
temos de corrigir. A CLACI – Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria
promove com a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria uma missão à
argentina em Novembro, após as eleições, pois estamos certos que este país
continuará a ser um grande desafio para as empresas portuguesas”, referiu Mário
Rodrigues, presidente da CLACI.
Rodolfo Lucero, Conselheiro da Embaixada da Argentina,
referiu ainda a confiança e a criação de um ambiente de negócios favorável,
como um dos principais objetivos traçado
nos últimos anos, a par de um conjunto de investimentos lançado para todos os
sectores de mais de 300 mim milhões de dólares.
Mas foi Juan Pablo Correia, director da Algardata, uma empresa portuguesa
de tecnologia, sedeada em Loulé, com mais de 30 anos no mercado, presente em
Portugal, Espanha e Argentina, que nos explicou o “código de negócios” neste
país e a importância do talento e competência dos recursos humanos, num setor
que trabalha com tecnologia e portanto necessita de recrutar localmente. “E na
Argentina há muito boas universidades, o povo argentino tem uma mentalidade de
fácil relacionamento e está tudo por fazer. A empresa que dirijo, neste
momento, tem na Argentina o seu Hub para a América Latina e estamos muito
satisfeitos. E a assinatura de um grande contrato com os supermercados Walmart
é prova disso ”, afirmou.