A Casa da América Latina e o Museu Nacional de Etnologia organizaram em conjunto uma visita guiada ao museu que teve lugar esta manhã.
Com um acervo de mais de 40 mil peças representando 380 culturas de todo o mundo, o Museu Nacional de Etnologia destaca-se pela sua missão de promover o diálogo intercultural e de dar visibilidade à diversidade cultural global.
A visita, conduzida pelo Diretor do Museu, Gonçalo Amaro, contou com a presença de vários órgãos diplomáticos da América Latina. Começou pela Galeria da Amazónia – uma das reservas visitáveis, com mais de 2.000 objetos de 37 grupos indígenas da floresta amazónica e uma coleção dedicada às artes populares e urbanas da América Latina, com destaque particular para o Brasil, México, Peru e Colômbia. Seguiu-se uma visita pelas menos conhecidas reservas da Ásia e da África, e ainda houve tempo para conhecer as Galerias da Vida Rural, visitar a exposição temporária “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário” e passar pela exposição permanente, que apresenta algumas das principais peças do acervo, provenientes de várias culturas e continentes.
Durante a visita, destacaram-se as possibilidades de diálogo entre os museus e as culturas de origem das várias peças, lembrando o papel dos museus como local de partilha cultural e de combate ao preconceito.
Galeria de imagens
Publicado: Junho, 2025.