Skip to main content

A 26 de junho, a Casa da América Latina acolheu o VII Seminário Euroamérica, promovido em parceria com a Fundación Euroamérica e a Fundación EU-LAC, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, intitulado “A União Europeia, a América Latina e as Caraíbas: para além do diálogo”.

O encontro teve como objetivo reforçar o diálogo e a cooperação entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas, abordando temas estratégicos para o futuro das relações entre os dois blocos. Num contexto internacional tão complexo como o atual, é fundamental criar novas alianças estratégicas com regiões do mundo com as quais se partilha valores e princípios, a fim de enfrentar conjuntamente novos e incertos desafios. Por esta razão, talvez seja o momento para as instituições europeias olharem para a América Latina e as Caraíbas como o seu principal parceiro estratégico.
A sessão começou com sala cheia às 15h30. As palavras de boas-vindas ficaram a cargo da Secretária-geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice, dando seguimento à sessão de abertura o Presidente da Fundação Euroamérica, Ramón Jáuregui.
A primeira sessão abordou o tema “Rumo à próxima Cimeira UE-CELAC na Colômbia em 2025: prioridades e objetivos” moderada por Alberto Brunori, Diretor executivo da Fundação EuLac. Fizeram parte deste painel Francisco Gutiérrez, Diretor de Mecanismos de Concertação e Integração Regional do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia – presidência pro tempore da CELAC; Tomás Reyes-Ortega, Presidente do Grupo de Trabalho – América Latina, Caraíbas (COLAC) e Relações Transatlânticas (COTRA), Serviço Europeu de Ação Externa e Maria Jimena Durán, Diretora Executiva Sénior de Alianças Globais do CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.
A segunda sessão, moderada por José Ignacio Salafranca, Primeiro vice-presidente da Fundação Euroamérica, levou ao tema “Assinatura do Acordo de Associação União Europeia-Mercosul: Por que é tão importante?”. Fizeram parte deste painel os oradores Francisco Assis, Deputado ao Parlamento Europeu – Shadow na Comissão de Comércio; Ana Luisa Figueira, Diretora dos Serviços de Política Comercial Comum do Ministério dos Negócios Estrangeiros; Esther Nieto, vice-chefe de Unidade para a América Latina, DG Comércio, Comissão Europeia, e Ivan Meneses, Direção de Relações Internacionais CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
A terceira e última sessão, dedicada ao tema “Oportunidades e desenvolvimento do setor agroalimentar em ambos os lados do Atlântico. Distribuição e logística”, com moderação a cargo da Diretora de Marketing e Comunicação Interna do Grupo Mota-Engil, Ana Loureiro. Sergio Iraeta, Secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina; Jorge Reis, Presidente da SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, S. A; Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, e Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-geral da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, foram os oradores convidados do painel.
Juan Fernandez Trigo, Embaixador da Espanha em Portugal, encerrou o VII seminário em Lisboa, fazendo um resumo dos vários painéis e apontando possibilidades para o futuro.

Galeria de imagens

Publicado: Junho, 2025.