A Casa da América Latina juntou-se à Embaixada da Argentina em Portugal na celebração da Semana Argentina em Lisboa, que decorreu entre os dias 26 e 30 de maio.
No dia 27 de maio, Federico Barttfeld, Embaixador da Argentina em Portugal, inaugurou na Casa da América Latina uma mostra de artistas argentinos e um Ciclo de Cinema Argentino. No seu discurso, elogiou a criatividade e o impulso para o progresso e inovação que caracterizam os seus compatriotas e que, nas suas palavras, têm permitido ao seu país “colecionar inúmeras personalidades de destaque nos campos da arte, da ciência e da tecnologia”. Agradeceu a presença de todos neste evento, que pretende aprofundar os laços com as comunidades argentinas em Portugal, e expressou o desejo de que esta seja apenas a primeira de muitas colaborações com a Casa da América Latina.
A exposição contou com fotografias e pinturas de artistas argentinos residentes em Portugal, nomeadamente Martin Belvisi, Mariana Candia, Luis Cohen Fuse, Rox Lawson, Maria Eliana Peralta, Claudia Oliveri Quintana e Maria Silvia Zang.
O ciclo de cinema inaugurou com o filme “El Ciudadano Ilustre” de Mariano Cohn e Gastón Duprat, vencedor do prémio Goya de melhor filme ibero-americano em 2017. Houve também lugar para um vinho de honra e uma degustação de mocktails de erva-mate servidos por Karla Johan Lorenzo, Sommelier de mate e criadora da Alma Gourmet, a primeira importadora e distribuidora de produtos da Argentina e América Latina em Portugal.
No dia 28 de maio, foram apresentados dois filmes: o drama biográfico “Las Manos” de Alejandro Doria, vencedor de 13 galardões, incluindo o Prémio Goya de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola em 2007, e “Cuando Acecha la maldad”, um thriller assustador de Demián Rugna, que, entre outros prémios, recebeu Fangoria Chainsaw Awards para Melhor Filme Internacional em 2024.
Galeria de imagens
Publicado: Junho, 2025.