No dia 21 de maio, a Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, atribuiu a Medalha de Mérito Cultural a diversas personalidades de relevo para a cultura portuguesa num evento que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal. A Secretária-Geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice, foi uma das figuras condecoradas, como reconhecimento pela sua “trajetória ímpar ao serviço da cultura portuguesa, marcada por um profundo compromisso com a promoção das artes, da literatura e do diálogo intercultural, tanto em Portugal como no estrangeiro”.
A Ministra da Cultura considerou esta medalha “uma justa distinção” pelo “contributo exemplar” que Manuela Júdice, ao longo do seu percurso profissional, tem desenvolvido para a “valorização e internacionalização da cultura portuguesa. Dalila Rodrigues destacou, entre as muitas iniciativas que Manuela Júdice promoveu e liderou, a exposição “Fernando Pessoa/Octávio Paz” no México (1999), o comissariado da participação de Portugal como país convidado na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em 2018, e os Diálogos Interculturais Luso-Brasileiros, em que a própria Ministra da Cultura participou.
Na cerimónia, onde a Ministra destacou a importância de descentralizar a cultura e de derrubar barreiras entre a “alta” e a “baixa” culturas, foram igualmente homenageados Alfredo Cunha, Augusto M. Seabra (a título póstumo), António Carmelo Aires, Emília Nadal, José de Guimarães, José Manuel Castanheira, Pedro Sobral (a título póstumo), a associação Porta 33, Querubim Rocha e São José Lapa.
Discurso de Manuela Júdice ao receber a Medalha de Mérito Cultural
Galeria de imagens
Publicado: Maio, 2025