O Jornal PÚBLICO Brasil celebrou um ano de existência na Casa da América Latina (CAL), no passado dia 05 de setembro, em Lisboa. A secretária-geral, Manuela Júdice, referiu na abertura do evento a proximidade entre a missão do PÚBLICO Brasil e a da instituição que dirige. “A CAL foi criada, em 1998, com o objetivo divulgar a América Latina em Portugal, através da cooperação dos países latino-americanos, estreitando laços com seus associados, embaixadas, empresas e universidades, câmaras municipais e autarquias com interesses na América Latina”, afirma. A secretária-geral destacou que, tal como a Casa da América Latina, também o PÚBLICO Brasil tem “a capacidade de mostrar e de dar a conhecer Portugal no Brasil e o Brasil em Portugal, informando as comunidades sobre todos os temas de interesse mútuo”. “As nossas atividades desenvolvem-se nas áreas cultural, científica e empresarial numa colaboração muito próxima com as comunidades que representam essa região”, disse, destacando ainda que as duas instituições são necessárias para permitir um relacionamento mais próximo entre os países. “Num mundo cada vez mais complexo e globalizado, onde o diálogo não existe, e se privilegiam os monólogos surdos, órgãos de comunicação social como o PÚBLICO Brasil são lugares de resistência e fundamento das sociedades democráticas”, concluiu.
“É um dia de enorme alegria”, disse David Pontes, Diretor do Público, agradecendo à anfitriã Manuela Júdice, e às autoridades brasileiras presentes, como o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Embaixador Alessandro Candeias e o Embaixador Juliano Feres, representante do Brasil na CPLP, sublinhando a importância do projeto para aproximar ainda mais Brasil e Portugal.
Emídio Sousa, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, no encerramento do evento, afirmou que a comunidade brasileira em Portugal tem dado uma contribuição muito positiva para o país, “além de contribuir para o seu desenvolvimento económico — apenas em 2024, os trabalhadores brasileiros pagaram 1,4 mil milhões à Segurança Social —, os imigrantes oriundos do Brasil têm reduzido os efeitos do inverno demográfico em que o Portugal vive — até 2018, a população portuguesa encolhia ano após ano”.
Neste primeiro aniversário, celebrou-se também o Empreendedorismo no Feminino, refletindo conquistas e desafios vividos por mulheres imigrantes. Um ano depois, o PÚBLICO Brasil já responde por 12% do tráfego do site do PÚBLICO.
A CAL dá os parabéns à equipe liderada por Vicente Nunes, constituída por Elizabete Antunes, Jair Rattner, Carlos Vasconcelos, Sérgio Nascimento, Jumara Nascimento e Felipe Eduardo Varela, desejando a todos os maiores sucessos na dinamização deste projeto editorial.
Fonte: Público Brasil | © Fotografia: Djan Vasconcelos
Ver esta publicação no Instagram
Publicado: Setembro, 2025.