O modernismo brasileiro está em destaque na Europa com duas exposições que merecem uma visita de todos os apreciadores de arte.
Até 21 de abril, pode visitar “Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo”, na Royal Academy of Arts de Londres. Esta exposição, organizada pelo Zentrum Paul Klee, de Berna, pretende dar a conhecer ao público britânico a riqueza e a diversidade do modernismo brasileiro, reunindo mais de 130 obras provenientes, na sua maioria, de coleções particulares raramente vistas.
A exposição traça um panorama da evolução da arte brasileira 1910 e 1970 destacando alguns nomes menos divulgados junto do público britânico como os das pioneiras Anita Malfatti, e Tarsila do Amaral, dos auto-didatas Alfredo Volpi e Djanira da Motta Ribeiro, o do afro-brasileiro Rubem Valentim, e do artista de performance Flávio de Carvalho.
A solo, Tarsila do Amaral brilha no Museu Guggenheim Bilbao, onde a exposição “Tarsila do Amaral. Pintando o Brasil moderno”, inaugurada em fevereiro, pode ser visitada até 1 de junho.
Uma das principais figuras do modernismo brasileiro, Tarsila fez a sua aprendizagem entre a França e o Brasil e foi uma das figuras que inspirou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, que procuravam expressar a complexidade e a multiculturalidade da cultura brasileira e criar uma linguagem plástica específica do Brasil.
De cariz monográfico, esta exposição traça um percurso biográfico da artista, apresentando obras exemplificativas da sua evolução artística, como a Caipirinha (1923) ou Carnaval em Madureira (1924), de influência cubista, Urutu (1927), inspirada pelo folclore brasileiro, Operários (1933), de carácter marcadamente político, ou A Metrópole (1958), de influência abstrata.
Se estiver a pensar viajar nos próximos meses, não perca estas exposições.
Brasil! Brasil! O Nascimento do Modernismo
Ter a Dom | 10h – 18h
Sex | 10h – 21h
Royal Academy of Arts
Bilhetes a partir de £23,50
Veja toda a programação aqui
Tarsila do Amaral. Pintando o Brasil moderno
Ter a Dom | 10h – 19h
Museu Guggenheim Bilbao
Acesso à exposição incluído no preço do bilhete para o museu
Veja toda a programação aqui
Imagem: Tarsila do Amaral – Lago (pormenor), 1928
Coleção de Hecilda e Sérgio Fadel. Foto: Jaime Acioli. ©️ Tarsila do Amaral S/A Exposição organizada pela Zentrum Paul Klee, Berna em colaboração com a Royal Academy of Arts, Londres
Publicado: Março 2025