Skip to main content

A Casa da América Latina recebeu, a 3 de julho, o segundo encontro do Networking de Empreendedores da América Latina, que surge após o sucesso da primeira edição, a 6 de junho de 2024 também na CAL e a 16 de novembro, no Porto.

Organizado pela Associação Açucar-Hub – Centro de Cultura e Empreendedorismo Latino-Americano, com o apoio da Embaixada da República Dominicana e da Casa da América Latina, o encontro pretendeu apoiar a integração da comunidade imigrante em Portugal, através da promoção do empreendedorismo latino-americano. “Partilhar experiências e desenvolver sinergias que fortaleçam o espírito empreendedor dessa comunidade, transformando ideias, sonhos e projetos, em empreendimentos de sucesso é o que acredito acontecerá nesta jornada de trabalho”, afirmou Manuela Júdice, Secretária-geral da Casa da América Latina na abertura do evento.

“A Casa da América Latina é mais que um edifício, é o lugar, a casa dos latino-americanos, e é a partir daqui que se podem desenvolver projetos que talvez resultem em trabalho efetivo e uma vida nova para famílias, que formarão em Portugal um lar fora do seu país”, incentivou Patrícia Villegas de Jorge, Embaixadora da República Dominicana em Portugal.

Nesta edição, os empreendedores usufruíram de uma tarde empresarial enriquecedora, com as presenças de Raymond de Castillo e Angélica Caceres, Presidente e Diretora da Acuçar Hub, Manuel Brito de Lisboa Empreende Mais, um programa da Câmara Municipal de Lisboa, Oscar Aton da Ce Consulting, Joelma Silva, da JS Advocacia e José Vale de IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

“O nosso objetivo é apoiar o crescimento de pequenos empreendedores que hoje sonham e amanhã serão empresários que muito contribuirão para o desenvolvimento económico de Portugal”, destacou Angelica Caceres, Diretora da Açúcar Hub.

“Portugal tem vários instrumentos que podem ser muito úteis mesmo para quem só tem uma ideia. Antes de se lançarem na concretização da vossa ideia ou projeto, têm de fazer as vossas pesquisas e o trabalho de casa. Eventos como este são muito importantes para ampliar a rede de contactos, mas sobretudo para saberem onde devem encontrar informação fidedigna que possa apoiar a concretizar o vosso projeto”, explicou José Vale de IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. José Vale apresentou ainda um dos instrumentos que pode ser útil para a audiência, o StartUP Voucher, que encerra as candidaturas a 5 de agosto de 2025, e visa capacitar jovens para a criação do próprio emprego, com especial enfoque em áreas de base tecnológica. “Os detalhes desses diferentes apoios e regulamentos são divulgados nos canais oficiais do IAPMEI, e na App do Empreendedor, mais um instrumento que devem instalar, a fim de melhor analisar tudo o que tem ao vosso dispor, antes de empreender”, destacou.

“O segredo nem sempre é a alma do negócio” salientou Raymond de Castillo, Presidente da Açucar Hub, no encerramento do evento, “a partilha de informação, o networking realizado neste evento, pode ser a resposta para muitas das vossas dúvidas. Não tenham medo de falar, nem de falhar, faz tudo parte do processo”, concluiu.

Galeria de imagens

Publicado: Julho, 2025.