Skip to main content

A Casa da América Latina e o Grupo Mota-Engil organizaram, no dia 23 de maio, uma visita de trabalho com as Embaixadas da América Latina às instalações da empresa ValorSul. Estiveram presentes as Embaixadas do Brasil, Colômbia, El Salvador, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

A visita iniciou-se com uma apresentação da ValorSul por parte de Marta Neves, Presidente da Comissão Executiva da ValorSul e Administradora da EGF, seguido das palavras de Sónia Paixão, Vice-presidente da Câmara Municipal de Loures. Da Mota-Engil, Ana Loureiro, Diretora de Marketing e Comunicação, falou-nos sobre a presença do grupo empresarial em 21 países, dos quais 5, Brasil, Colômbia, México, Panamá e Peru, na América Latina, e explicou toda a estratégia desenvolvida pelo grupo a nível ambiental. “A Mota-Engil iniciou a sua atividade no setor do Ambiente em Portugal em 1994 através da SUMA, no segmento da recolha e gestão de resíduos. Em 2015, a SUMA adquiriu a EGF, empresa líder no tratamento de resíduos urbanos em Portugal (concessão regulada até 2034), num processo de privatização promovido pelo Estado Português. Líder de mercado em Portugal na gestão de resíduos, presente em toda a cadeia de valor desde a limpeza urbana à recolha, tratamento e valorização de resíduos, com unidades industriais tecnológicas de triagem de recicláveis, valorização energética de resíduos (incineração e biogás), compostagem biológica e aterros. Ao nível internacional, a Mota-Engil está presente neste setor em Angola (Vista Waste), Moçambique (Ecolife), Brasil (SUMA Brasil), Omã (Eco Vision) e Costa do Marfim (Eco Eburnie e Clean Eburnie)”, explicou.
Após um momento de networking, a delegação visitou a Central de Valorização Energética da Valorsul, onde os resíduos sólidos urbanos que não são separados seletivamente são incinerados para gerar energia elétrica. A unidade recebe cerca de 2000 toneladas de resíduos por dia e produz energia suficiente para abastecer uma cidade de 150 mil habitantes. A iniciativa contou ainda com as presenças de Armando Militão, Administrador Executivo da Valorsul, Nelson Baptista e Nuno Dias, Vereadores da Câmara Municipal de Loures e Nuno Leitão, Presidente dos SIMAR, Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas.

Galeria de imagens

Publicado: Junho 2025