Viagens de resiliência: mulheres que transformam desafios em oportunidades
O 1º Painel intitulado “Viagens de resiliência: mulheres que transformam desafios em oportunidades” reuniu histórias que se conectaram com a realidade de muitas mulheres: migração, maternidade, reinvenção profissional e criatividade a serviço da comunidade. Moderado por Ruth Vidaurre, o painel contou com a participação da psicóloga e especialista em gestão de recursos humanos, Laura Garcete, da empreendedora criativa que promove o macramé como arte sustentável, Lorena Nieto, e da artista Rox Lawson, que partilharam aprendizagens sobre equilíbrio pessoal, coragem e como conseguir equilibrar vários papéis. “Deixar de competir umas contra as outras e complementar-nos. Aprender o idioma como uma arma para o sucesso e criar redes de apoio quando algo falha. Porque falhar faz sempre parte do processo até sermos bem sucedidas” forma alguns dos conselhos deixados pelas oradoras.
Da inspiração à ação: mulheres transformando setores e comunidades
No segundo painel – «Da inspiração à ação: mulheres transformando setores e comunidades», moderado por Claudia Ardón, conversámos sobre representação, meios de comunicação, empreendedorismo e diplomacia. A Embaixadora da República Dominicana em Portugal, Patricia Villegas de Jorge, destacou “a cultura com a melhor expressão da identidade de cada um” e reafirmou que as mulheres “quando lideram vão com tudo”, não só como profissionais, mas também como mães. O papel das mães migrantes é fundamental para que os filhos não cresçam sem conhecer as suas raízes. “A mulher/mãe é o maior veículo transmissor dessa informação”. O sentimento de pertença é fundamental para o crescimento equilibrado do ser humano e a integração em qualquer sociedade. “Temos de saber de onde somos, para estar equilibrados no lugar onde estamos”. A jornalista e diretora editorial da Forbes Portugal e África lusófona, Nilza Rodrigues concordou com a diplomata e foi mais além “analisem a cultura do lugar onde estão, observem antes de falar, mas não se calem e estudem. Preparem-se bem para dominar” e a empresária e proprietária do Trem Velho, Karen Salazar, destacou “o equilibrio entre o novo e o antigo” como chave de sucesso do seu empreendimento.
Vestir com propósito
Stephanie Massula foi a oradora que encerrou o encontro lançando um desafio sobre “vestir com propósito”. Vestir de maneira estratégica de acordo com os nossos objetivos. “Será que o que vestimos combina com a imagem que queremos transmitir?”
Conquistas e agradecimentos
“Conquistas do encontro: dar voz a mulheres de diferentes trajetórias, reforçar referências femininas para a comunidade latino-americana, alinhar propósitos com ações concretas e converter a resiliência em liderança cotidiana” resumiu Claudia Ardón, promotora do evento que apelou à participação de todas na próxima iniciativa, marcada já para os primeiros meses de 2026, sem esquecer um agradecimento especial aos patrocinadores: DNA Cascais, Tren Velho, V2M, SkeyFactor, Loka´s, Felicidade en Fatias e o apoio incondicional de Embaixada de El Salvador, Casa de América Latina, AçucarHub, AçucarFM, Paula Visual, Fotos con Rita, Castanho Creativo, Lorena Studio, Fogaraté, Vanessa Montilla, Ferreiras.me.
Galeria de imagens
Crédito fotografias: Laura Arias, Paula Pantoja e Maria Rita Mesquita
Publicado em: Novembro 2025







