Realizada entre 10 e 13 de novembro, a WebSummit 2025 voltou a transformar Lisboa num dos maiores centros mundiais de inovação e empreendedorismo. O evento reuniu mais de 70 mil participantes, 2.500 startups, 1.000 investidores e 900 oradores e a América Latina voltou a marcar presença.
A Argentina integrou o certame pela primeira vez, através da Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (AAICI), que convocou a Lisboa as empresas tecnológicas nacionais e startups, procurando promover o seu talento e atrair novos investimentos. Na ocasião, a delegação teve um encontro com Andrés Ortolá, compatriota argentino radicado em Lisboa, que atua como Diretor Geral da Microsoft Portugal.
Também o Chile esteve presente, pelo 5º ano consecutivo, integrando pela primeira vez a Government Summit, onde Gabriel Guggisberg, diretor da ProChile em Espanha e Portugal, assumiu funções de moderador. Este evento tornou-se um dos espaços mais relevantes da WebSummit, que reunindo ministros, autarcas e líderes de startups para abordar os desafios onde os governos e a inovação tecnológica se encontram, incluindo temas como cibersegurança, design de cidades, inovação pública e o uso da inteligência artificial na tomada de decisões
Já o Brasil destacou-se como a maior delegação internacional, com mais de 300 startups, responsáveis por negócios que, segundo a delegação brasileira, ultrapassaram 15 milhões de euros na edição anterior. “Estou muito feliz com o trabalho que o Brasil apresentou, por meio da ApexBrasil e do Sebrae. O sucesso é, claro, mérito das empresas. É inacreditável o nível das startups que vieram, as ideias com que trabalham, os serviços que oferecem para todos nós. Foram quase 400 startups, mais de 40% delas lideradas por mulheres, e fizemos questão de realizar uma busca ativa para garantir uma representação mais justa e diversa” destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Galeria de imagens
Publicado: Dezembro, 2025.



