O Mercado da América Latina celebra, há oito anos consecutivos, a diversidade dos países latino-americanos através da arte, gastronomia, artesanato, música e dança, aproximando culturas e comunidades.
A 8ª edição, que decorreu na FIARTIL, no Estoril, de 26 a 28 de setembro, reuniu 14 países, mais de 90 stands e 5 restaurantes, onde o talento latino-americano em Portugal apresentou novidades e sabores únicos.
“O que verdadeiramente define este evento é a proximidade e a interação com o público, tanto nos workshops, como nas aulas de dança ou na relação com os empreendedores”, destacou Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina, na abertura do evento. “Este ano o Mercado recebeu dezenas de novos empreendedores, com propostas diversificadas, que refrescaram a oferta anualmente apresentada”, acrescentou.
Novidades e parcerias
Entre as novidades, destacou-se a presença física do Grupo Vila Galé, que criou uma zona lounge onde os visitantes puderam provar vinhos e conversar sobre os investimentos do grupo na região latino-americana, nomeadamente no Brasil e em Cuba.
A programação deste ano também procurou sublinhar as raízes africanas na cultura latino-americana. Um dos exemplos mais emblemáticos foi a apresentação do candombe uruguaio, património imaterial da humanidade pela UNESCO, trazido pela Yacumenza Candombe Banda y La Caterva.
No total, a edição contou com mais de 30 atuações distribuídas por dois palcos e pelo Espaço Criança. “Este Espaço, pensado para os mais novos, ensina as crianças portuguesas e as latino-americanas que vivem em Portugal como se brinca na América Latina, tornando-se, ano após ano, numa referência e um espaço de partilha em família”, referiu Manuela Júdice.
Música, dança e alegria apesar da chuva
O investimento em música ao vivo foi o maior de sempre — e uma aposta vencedora.
Logo na abertura, a dupla Danza y Son Latinos (Colômbia) ensinou o público a dançar salsa, seguida do grupo Takile (Peru) e da Academia Danças do Mundo, que antecipou o final da noite com os ritmos cubanos da dupla Oswaldo Pegudo e José Debray.
No sábado, mesmo com chuva, a Companhia Tango 21 e o Folclore Colombia animaram o recinto com energia contagiante. Já Isadora Melo e sua banda trouxeram o frevo e o forró pernambucano, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, aquecendo a noite ao lado do Espaço Baião, que espalhou o calor brasileiro pela FIARTIL. Mas a noite só terminou com a atuação eletrizante do Dj mexicano, Bruno Zayas, e os seus Ritmos Cholulteka.
O último dia foi marcado pelo workshop da Chef Yanci Carvajal, que ensinou a preparar as tradicionais pupusas de El Salvador, e pela atuação dos Alebrije, que levaram o público ao México através da dança. A festa terminou com a La Tremenda Sonora, orquestra de salsa e cumbia que apresentou o seu primeiro álbum de originais, deixando todos a dançar até ao fim e na espectativa da 9ª edição deste evento.
Prémios e reconhecimentos
Durante o encerramento, foram entregues os prémios “Empreendedores do Mercado da América Latina”, oferecidos pela Vista Alegre e atribuídos à Cebate (Uruguai), na categoria de gastronomia, e à Wapo (Colômbia), na categoria de artesanato.
No Espaço Criança, também houve vencedores da tradicional “dança da cadeira”, com prémios Vista Alegre. O sorteio TIME4TRAVEL, agência patrocinadora do Mercado, atribuiu a Jessica duas passagens aéreas e uma noite na Ilha da Madeira — “ficando assim mais perto da América Latina”, brincou João Carlos Correia, diretor da agência.
Agradecimentos
“Uma especial referência à Embaixada do Peru e ao Embaixador Carlos Gil de Montes, pelo apoio constante, e ao parceiro de todas as horas, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que mesmo após o final do seu mandato. continuará a ter na Casa da América Latina a sua casa. E, porque os últimos são os primeiros, o meu profundo agradecimento à equipa incansável da Casa da América Latina, que organizou mais uma edição deste Mercado com brio e muito entusiasmo”, afirmou Manuela Júdice.
Media Partners: Público, Público Brasil, Rádio Açúcar FM
Apoios: AudioInfinito · Associação Educação Sem Fronteiras · Câmara Municipal de Lisboa · Casa das Ideias · Cascais Próxima · Central de Cervejas · Centro de Ciência do Café · DNA Cascais · Fundação D. Luís I · Grupo ETE · Grupo 8 · Governo de Pernambuco · Grupo Visabeira · Vista Alegre · Vitalis – Today for Tomorrow · Vila Galé Hotéis · TIME4TRAVEL
Parabéns a todos os que tornaram possível mais um Mercado da América Latina!
Galeria de imagens
Publicado: Setembro, 2025.
