A edição de 2025 da Mostra de Cinema da América Latina teve lugar nos dias 11 a 14 de dezembro na Casa da América Latina e no Cinema São Jorge.
A sessão de abertura da 16ª Mostra de Cinema da América Latina foi, uma vez mais, um sucesso. Dezenas de pessoas encheram o auditório da Casa da América Latina, a 11 de dezembro, pelas 21h, para assistir ao filme colombiano “Un Poeta”.
Entre, 12 e 14 de dezembro, a sala 3 do Cinema São Jorge, acolheu vários apaixonantes da arte cinematográfica desta mostra com filmes provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.
A 14 de dezembro, terminou a travessia cinematográfica de Norte a Sul da América Latina. A 16ª Mostra de Cinema da América Latina em Lisboa contou no seu último dia de sessões, entre dezenas de apaixonados pelo cinema, com a presença do Embaixador do Panamá em Portugal, Jose Javier Mulino Quintero, e da Secretária-Geral da CAL, Manuela Júdice.
“Em primeiro lugar, o nosso agradecimento a todos os patrocinadores, cujo apoio é fundamental para que a Mostra continue a existir. Um agradecimento especial às embaixadas da América Latina, que garantiram os direitos de exibição das obras, permitindo que o público português tivesse acesso a filmes que, habitualmente, não chegam às salas comerciais pela mão do mercado.
À Lisboa Cultura (EGEAC), parceira incansável, que nos acolhe sempre nas salas do Cinema São Jorge e à Câmara Municipal de Loulé, que possibilita a extensão da Mostra para além de Lisboa, o nosso reconhecimento e gratidão.
Não podemos esquecer a contribuição da Videoteca de Lisboa e do Arquivo Municipal, que disponibilizaram vídeos promocionais fundamentais para a divulgação do evento, e ao nosso Media Partner Público, que amplificou a nossa voz e ajudou a levar a Mostra a mais pessoas.
E, claro, o nosso muito obrigado ao público, que cresce a cada edição, se fideliza e amplia o alcance desta Mostra, tornando possível que esta festa, que celebra o cinema e rompe barreiras, tenha chegado já à sua 16.ª edição. Foram apresentados filmes que, muitas vezes, não chegam às grandes salas comerciais apesar da sua excelente qualidade.
Nesta edição, tivemos a oportunidade de ver filmes provenientes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela, oferecendo uma panorâmica diversa do cinema da América Latina.
Gostaria de fazer um agradecimento muito especial ao Senhor Embaixador do Peru, Vice-Presidente da Comissão Executiva da CAL, pedindo-lhe que transmita aos seus colegas do GRULAC o meu profundo agradecimento pelas ajudas que sempre nos dispensaram.
Muito obrigado a todos, e até à próxima edição da Mostra de Cinema da América Latina para onde espero ser convidada!”
(Texto de Manuela Júdice)
Muito obrigada a todos.
Consulte aqui a agenda da 16ª Mostra de Cinema da América Latina.
Consulte aqui a agenda da sessão de abertura.
Galeria de imagens
Publicado: Dezembro, 2025.




























