Em pleno século XXI, a igualdade de género continua a ser um desafio global. Apesar dos avanços normativos e sociais, persistem dinâmicas de poder que limitam o acesso das mulheres a cargos de decisão nos âmbitos político, económico e militar. Esta realidade é agravada pela violência de género, pelos feminicídios e por ataques contra minorias, fenómenos que continuam a aumentar e que refletem profundas desigualdades estruturais.
É com o objetivo de sensibilizar para a urgência de garantir a igualdade de género e de erradicar a violência contra mulheres e minorias, também no contexto das comunidades latino-americanas residentes em Portugal, que se organiza o Fórum Igualdade de Género: Dinâmicas e Perspetivas.
Trata-se de uma iniciativa conjunta das Embaixadas da Colômbia, México em Portugal e Casa da América Latina, inserindo-se no quadro do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, assinalado a 25 de novembro. Pretende-se através do debate, centrado em três eixos (dinâmicas de poder e acesso a cargos de decisão; violência de género como desafio global e avanços normativos e institucionais), aumentar a sensibilização social sobre estas questões, elaborar recomendações para fortalecer políticas públicas e mecanismos de prevenção e estabelecer redes de cooperação entre entidades governamentais, sociedade civil e organismos internacionais.
Informa-se que este fórum decorrerá em português e espanhol.