Conversa sobre teatro com Elmer Veckio Mendoza
Etiquetas: Artes performativas, Elmer Veckio Mendoza, México, Teatro
___________________________________________________________________________________20 de Maio
19h00
Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa
Entrada livre
No dia 20 de Maio, às 19h00, no Salão Nobre do TNDM II, decorre o segundo encontro do Ciclo de Conversas sobre o Teatro na América Latina, com Elmer Veckio Mendoza como convidado. Eunice Tudela de Azevedo modera a conversa, que será antecedida de uma leitura de excertos da peça Tequila-Fado, do autor mexicano, por Elisa Crisóstomo, Filipa Santana, José Coelho, Patrícia Pina, Pedro Gonçalves, Rui Dinis, Joana Lopes e Rita Fouto.
Tequila-Fado estreou no Teatro Ibérico, em Novembro de 2010, com a companhia de Teatro MIAU, e em 2011 foi apresentada na Casa da Comédia, Comuna Teatro de Pesquisa e Centro Cultural da Malaposta. Esta peça, cujos excertos serão lidos nesta sessão, reúne em palco personagens inspiradas no imaginário de Portugal e do México. Jesús e Narco encontram-se com personagens como o Diler, a fadista ou Dom Pedro I. O coro remete-nos para a tragédia grega, para um mundo de fantasia onde se fala de amor, de História, de viagem, dessa viagem entre o México e Portugal.
Nascido em 1977, no México, Elmer Veckio Mendoza formou-se em “Poética e Metodología da Actuación” na Casa del Teatro. Entre 2002 e 2008, foi diretor do grupo artístico Proyecto Ulises e obteve uma bolsa do Fundo Estatal para a Cultura e as Artes (FOECA), na categoria de Jovens Criadores, com a participação em projetos de recuperação de edifícios e difusão de personagens históricas, tais como: “Crónica teatral interativa” e “Paseo Histórico Teatral”. Mora em Lisboa desde 2008, tendo desenvolvido projetos artísticos em centros de ensino e associações culturais, destacando-se o projeto musical Tokingcratsh, e a cofundação do grupo artístico La Catrina (2009), com os trabalhos: A Serenata do Mariachi (2009), Paisagens da revolução (2010), Las Olas del Mar, Personagens de bairro e Caveiras de açúcar (2012).
Este é um evento organizado pela Casa da América Latina, em colaboração com o TNDM II, e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboae Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Conta com o apoio da Embaixada do Chile, da Embaixada do México, da Embaixada do Peru e da Embaixada da República Dominicana em Portugal. Mariana de Althaus (Peru) e Juan Radrigán (Chile) serão os próximos convidados.