Café-Cinema e secção de curtas no Cinema São Jorge
Etiquetas: Arturo Menéndez, Arturo Muñoz, Café-Cinema, Calle Última, Carmelo Peregrino, Carreto, Catalina Molina, Cinema Libertad, Cinema São Jorge, Cláudio Marques, curtas, José Vieira Mendes, Las Malas Intenciones, Marcelo Martinessi, Maria Xavier, Marília Hughes, Mostra de Cinema da América Latina, Onda curta, Rosario García-Montero, Sofia Sampaio, Talleres Clandestinos
___________________________________________________________________________________Não perca
Café-Cinema e secção de curtas no Cinema São Jorge
No âmbito da Mostra de Cinema da América Latina, a Casa da América Latina promove um debate em torno dos ‘novos caminhos do cinema latino-americano’ e ainda uma secção de curtas-metragens, nos dias 7 e 10 de Dezembro, no Cinema São Jorge.
Hoje, dia 7 de Dezembro, às 19h
Café-Cinema moderado por Maria Xavier, Coordenadora de Programação Cultural e Científica da Casa da América Latina.
Participam: a realizadora peruana do filme “Las Malas Intenciones” Rosario García-Montero; Sofia Sampaio, investigadora pós-doutorada no Centro em Rede de Investigação em Antropologia no Instituto Universitário de Lisboa (CRIA-IUL) e José Vieira Mendes, jornalista e crítico de cinema, consultor da Mostra de Cinema da América Latina.
A entrada é livre.
No sábado, dia 10 de Dezembro, às 19h
Sessão de curtas, em colaboração com o programa “Onda curta”, de João Gastão Borges, da RTP2. Em exibição estarão os seguintes filmes:
• Calle Última, Marcelo Martinessi (Paraguai, 2010, 20’)
• Carreto, Cláudio Marques e Marília Hughes (Brasil, 2009, 12’)
• Carmelo Peregrino, Arturo Muñoz (México, 2011, 15’)
• Talleres Clandestinos, Catalina Molina (Argentina/Áustria, 2010, 40’)
• Cinema Libertad, Arturo Menéndez (El Salvador, 2009, 25’)*
Sinopses Curtas-metragens:
Calle Última, Marcelo Martinessi (Paraguai, 2010, 20’)
Miriam tem 13 anos. Quem sabe se este não será o seu último dia de escola? São 24 horas que retratam as suas batalhas e alegrias na busca pessoal para ser aceite.
Carreto, Cláudio Marques e Marília Hughes (Brasil, 2009, 12’)
Tinho, um rapaz de 12 anos, faz pequenos serviços para a comunidade. A sua ferramenta de trabalho é o seu inseparável carrinho de mão. Um dia, Tinho conhece Stephanie e, para lhe agradecer um presente que ela lhe dá, ele começa a pensar num plano.
Carmelo Peregrino, Arturo Muñoz (México, 2011, 15’)
Carmelo é um alcoólico que recebe a notícia que a sua filha sofreu um acidente. O médico da povoação, resignado, dá um prazo de vida de 24 horas para a sua morte. As mulheres recomendam que Carmelo visite a virgem de Zapopan, que poderá realizar o milagre de salvar a sua filha. Carmelo, com dúvidas, inicia uma peregrinação interminável.
Talleres Clandestinos, Catalina Molina (Argentina/Áustria, 2010, 40’)
Juana, uma joven boliviana, consegue trabalho como costureira numa oficina de costura em Buenos Aires, mas tem de deixar o marido e o seu filho na Bolívia.
Ao chegar à capital argentina, o ofício prometido transforma-se numa prisão onde se exige trabalho durante mais de 15 horas diárias a produzir mercadoria para marcas de luxo. São explorados pelos seus próprios compatriotas. Depois de Juana receber notícias de sua casa, ela tenta escapar da oficina a todo o custo.
Cinema Libertad, Arturo Menéndez (El Salvador, 2009, 25’)*
Nacho e Ela são dois jovens que devolvem a vida ao velho Cinema Libertad, um cinema que durante anos tem estado ao abandono e agora é habitado por todo o tipo de personagens que necessitam de um lar. Apenas com um raio de luz do sol e um pouco de imaginação, os miúdos aprendem a contar histórias com sombras, fazendo os outros e eles mesmos esquecer as suas duras realidades. Arturo Menéndez vende-nos esta magia de sonhar com um filme, com uma história de amor puro que bem poderia ter sido a nossa.
*Curta-metragem não contida na selecção do programa “Onda Curta”.