Intercâmbio de Experiências e Desafios entre Municípios Latino-Americanos e Portugueses

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

De 13 a 15 de outubro, presidentes de câmaras municipais da América Latina e empresários dos setores públicos de ambiente e saneamento de países como Argentina, Equador, Costa Rica e Peru visitaram Portugal para conhecer projetos estruturantes em municípios portugueses – Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Cascais e Lisboa – com o objetivo de fomentar sinergias e identificar iniciativas inovadoras com potencial de replicação.

As visitas técnicas abrangeram um roteiro diversificado:

– Em Vila Nova de Gaia, os participantes fizeram uma imersão no Quarteirão Cultural WOW.
– Em Matosinhos, a delegação visitou a antiga Refinaria da Galp e o Lionesa Business Hub, além da Fundação Lello. O Vice-presidente do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Christian Asinelli, apresentou a um grupo de empresários do Norte a estratégia de desenvolvimento sustentável do Banco, reforçando o compromisso multilateral da instituição, da qual Portugal é membro desde 2009.
– Na Maia, a delegação conheceu a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, que trata, anualmente, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.
– Em Cascais, o grupo explorou a reconversão da Ribeira de Sassoeiros e a Piscina Municipal de Abóbada, onde testemunharam o investimento em eficiência hídrica aplicado em todos os edifícios municipais. Conheceram também o programa inovador de *Smart Waste Management* de Cascais.
– Em Lisboa, o roteiro encerrou com visitas ao Plano Geral de Drenagem de Lisboa e uma sessão sobre a Estratégia de Mobilidade Sustentável da cidade, realizada nos Paços do Concelho, com a participação da administração da Carris.

O objetivo desta jornada intensiva foi estimular redes de conhecimento, promover parcerias e incentivar a troca de experiências bem-sucedidas entre cidades portuguesas e latino-americanas. As delegações esperam que este intercâmbio inspire a implementação de projetos similares na América Latina e, possivelmente, a extensão de financiamento pelo CAF para iniciativas semelhantes em Portugal.

A 16 de outubro, o encerramento das jornadas ocorreu com o seminário “Cidades resilientes, regeneradas e revitalizadas: A biodiversidade e a cultura como oportunidade para a transformação urbana,” no auditório da Casa da América Latina, onde autarcas, empresários e especialistas discutiram temas como alterações climáticas, planeamento urbano, saneamento e turismo.

Participaram no seminário:
António Almeida Lima, vice-presidente da Comissão Executiva Casa da América Latina; Almudena Maíllo, secretária-Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI); Bernardo Marquez , Diretor-Geral do WOW; Marlene Maia Relações Públicas da WOW; Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; Marta Pontes, Vereadora; Fernando Leite, CEO da LIPOR; Susana Abreu, chefe da Divisão de Negócios Internacionais da LIPOR; Carlos Carreiras; Presidente da Câmara Municipal de Cascais; Christian Asinelli, vice-presidente Corporativo de Programação Estratégica da CAF ; Ángel Cárdenas, diretor de Desenvolvimento Urbano, Água e Economias Criativas da CAF ; Paola Pabón, presidenta da Câmara Municipal de Pichincha, Equador; Gabriel Madrid Orue, presidente da Câmara Municipal de Piura, Peru; Emil Rodríguez, diretor do Habitat e da Mobilidade Sustentável do CAF; Leonardo Boto, presidente da Câmara Municipal de Luján, Argentina; Karla Montes, coordenadora de Planeamento Urbano, Santa Ana, Costa Rica; Mónica Cappellini, presidente do CEAMSE, Argentina; Juan Alberto Álvarez Andrade, presidente da Câmara Municipal de Chancay, Peru; Emil Rodriguez, Director de Habitação e Movilidade Sustentável do CAF; entre outros.

Please follow and like us:
Partilhe: