Guadalupe Nettel em Portugal
Etiquetas: Guadalupe Nettel, Livro
___________________________________________________________________________________A escritora mexicana Guadalupe Nettel esteve em Portugal para o lançamento do romance “A Filha Única”, traduzido por Ana Maria Pereirinha e editado pela Dom Quixote.
A sessão decorreu no passado dia 15 de maio, na livraria Bucholz, em Lisboa.
“A Filha Única” é um livro sobre a maternidade, a sua negação ou aceitação, dúvidas, incertezas e até os sentimentos de culpa que a rodeiam, as alegrias e angústias que a acompanham. É também um romance sobre três mulheres – Laura, Alina, Doris – e os laços – de amizade e amor – que se estabelecem entre elas.
Guadalupe Nettel nasceu na Cidade do México, em 1973. Estudou Línguas e Literaturas Hispânicas e, em 2008, concluiu um doutoramento em Ciências da Linguagem na EHECS de Paris. É membro do Sistema Nacional de Creadores de Arte mexicano, autora de três livros de contos e do romance El huésped, finalista do Prémio Herralde, em 2005. Foi traduzida em francês, holandês, alemão, inglês, checo, esloveno e sueco. Os seus livros obtiveram vários prémios como o Antonin Artaud e o Anna Seghers.
O romance “A Filha Única”, que agora chega a Portugal, foi finalista do Prémio Booker International 2023.
Créditos: A fotografia da autora na livraria tem autoria Cecília Andrade.