Almoço-debate: Implicações para a América Latina da rivalidade EUA-China
Etiquetas: almoço/debate, Casa das Galeotas, Chakall, EUA-China, Lisbon talk
___________________________________________________________________________________21 de março
13h00
Casa das Galeotas – restaurante La Panamericana
Oradores: José Manuel Félix Ribeiro e Cátia Miriam Costa
Moderação: José Fernando Bautista, Embaixador da Colômbia em Portugal
A Casa da América Latina e o Clube de Lisboa organizam, no dia 21 de março às 13h00, um almoço/debate intitulado “Implicações para a América Latina da rivalidade EUA-China”, no Restaurante La Panamericana, o mais recente investimento do Chef Chakall, na Casa das Galeotas, sede da CAL, situado na Av. da Índia, 110, em Lisboa.
Após um breve período de unipolaridade no pós-guerra fria, a ascensão meteórica da China a grande potência económica mundial, com uma forte ajuda de investimentos de empresas multinacionais na indústria chinesa de exportação, levou a reconfigurações geopolíticas e ao retorno de rivalidades estratégicas, desta vez entre os EUA e a China.
Porém, os contextos atuais são diversos dos que existiam no passado.
Hoje, o protagonismo de outros países, com economias emergentes e posicionamentos mais afirmativos dos respetivos interesses nacionais, estão a conduzir a cenários de multipolaridades e de alianças tácitas complexas, que desafiam a ordem multilateral. O debate-almoço irá focar-se nesta realidade, com particular relevo às implicações destas rivalidades estratégicas na América Latina e às reconfigurações geopolíticas que ocasionam.
O debate contará com os oradores convidados José Manuel Félix Ribeiro e Cátia Miriam Costa e moderação de José Fernando Bautista, Embaixador da Colômbia em Portugal.
Dado que a iniciativa tem um número limite de inscrições. Para participar preencha o formulário aqui e envie o comprovativo de pagamento, para o e-mail comunicacao@casamericalatina.pt, até ao dia 15 de março.
O Clube de Lisboa é uma associação com membros individuais e coletivos que partilham a visão de Lisboa como cidade global e como espaço de reflexão, debate e intervenção sobre temas prioritários e fraturantes da agenda internacional, com atenção particular aos desafios para Portugal e a Europa.