Terra – Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

29 Setembro — 5 Dezembro 2022
Abertura: 29 Setembro a 1 Outubro
Talk, Talk, Talk: 26 a 28 Outubro

Terra é a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022. O programa é composto por quatro exposições, quatro livros, três prémios, três dias de conferências e uma seleção de Projetos Independentes. Com curadoria geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, Terra incorpora uma declaração de intenção e um apelo à ação. Propõe-se a evolução do atual modelo de sistema fragmentado e linear, caracterizado pelo uso excessivo de recursos, para um modelo de sistema circular e holístico, motivado por um maior e mais profundo equilíbrio entre comunidades, recursos e processos.

A Trienal 2022 explora como os paradigmas recentes estão a mudar a nossa forma de criação de lugares num Planeta globalizado. Terra aborda como as (alter)ações climáticas, a pressão sobre os recursos e as desigualdades socioeconómicas e ambientais estão profundamente interligadas. Compreender estas situações complexas requer uma mudança de paradigma de modelos de crescimento linear («cidades-máquina») para modelos de desenvolvimento circular («cidades-organismo»).

Terra sugere que se reequacione o futuro a partir do cruzamento e intercâmbio de saberes e fazeres que possam coexistir, contribuindo para um futuro mais sustentável do planeta e de quem o habita. 

A Casa da América Latina tem o prazer de receber a Conferência de Imprensa de lançamento da Trienal, dia 29 de setembro, às 16h00.

Mais info: https://www.trienaldelisboa.com/

Partilhe: