Prémio Científico Mário Quartín Graça: Erica Castanheira e Gustavo Guillemin

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A sexta edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça, promovido pela Casa da América Latina (CAL) e pelo banco Santander Totta, distinguiu no passado dia 20 de Novembro os investigadores Isabel Araújo Branco, Erica Castanheira e Gustavo Miguel Guillemin pelos seus trabalhos de investigação nas áreas de Literatura, Economia e Tecnologias e Ciências Naturais.

Na cerimónia de entrega, Miguel Guillemin – o primeiro vencedor de língua espanhola do Prémio Científico e que foi premiado pela tese Desarrollo de capacidades tecnológicas para el diseño electrónico en productos en Pymes de la Zona Metropolitana de Guadalajara (Universade do México), destacou a importância da troca de conhecimento para a sociedade.

“O conhecimento é a melhor maneira de incrementar a criação de riqueza. O que a CAL e estes prémios fazem é promover a criação de e a troca de conhecimento – e é esse o caminho que temos que seguir se queremos uma sociedade melhor no futuro”, afirmou o investigador mexicano depois de receber o prémio pelas mãos do embaixador da Venezuela e Vice-Presidente da CAL, Lucas Rincón.

Por sua vez, Erica Castanheira agradeceu o apoio de todos os envolvidos na concretização da tese Environmental Sustainability Assessment of Soybean and Palm Biodiesel Systems: a Life-Cycle Approach (realizada na Universidade de Coimbra) e prometeu manter o seu compromisso com a investigação.

“Mesmo sabendo das dificuldades e das restrições orçamentais que todos conhecemos, irei continuar a trabalhar para todos os dias, com a mesma vontade, contribuir para o avanço da ciência em Portugal e para a transferência do conhecimento para a sociedade”, disse.

A vencedora na categoria das Ciências Naturais, resume desta forma a sua tese: Na tese de doutoramento foi desenvolvido um modelo de avaliação da sustentabilidade ambiental de biodiesel produzido a partir de soja e palma cultivados na América Latina. O biodiesel é o biocombustível mais utilizado nos transportes em Portugal, sendo que mais de 50% deste biodiesel é produzido a partir de óleo de palma e soja importados. A abordagem de ciclo de vida foi adotada com o objetivo de efetuar uma avaliação integrada dos impactes ambientais do biodiesel utilizado em Portugal, considerando todas as fases do seu ciclo de vida, incluindo: o cultivo, a extração e tratamento do óleo, a produção do biodiesel e o transporte de produtos. Os resultados desta investigação mostraram a importância das alterações do uso do solo na pegada de carbono do biodiesel e que o local e modo de produção das plantas oleaginosas são aspetos determinantes na sustentabilidade ambiental do biodiesel. A investigação realizada permitiu definir estratégias e identificar soluções para a redução dos impactes ambientais nas diferentes cadeias de produção de biodiesel, bem como uma análise comparativa dos impactes ambientais do biodiesel e dos combustíveis fósseis.

Leia aqui as teses:
Environmental Sustainability Assessment of Soybean and Palm Biodiesel Systems: a Life-Cycle Approach (por Erica Castanheira)

Desarrollo de capacidades tecnológicas para el diseño electrónico en productos en Pymes de la Zona Metropolitana de Guadalajara (por Gustavo Guillemin)

Please follow and like us:
Partilhe: