O MED é um festival de World Music que se afirma como uma referência europeia, com um conceito diferenciador e uma forte identidade que lhe permitiu alcançar elevados níveis de notoriedade internacional. Anualmente, no final do mês de junho, a Zona Histórica de Loulé é invadida por sonoridades de vários pontos do globo mas também por cores, sabores e cheiros que espelham a diversidade cultural que é imagem de marca do evento.
Para além de um alinhamento musical que traz a Portugal os melhores nomes da chamada indústria das músicas do mundo, este festival passa também por uma fusão de manifestações culturais que vão desde a gastronomia às artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, teatro, cinema, poesia, workshops e muito mais, com um claro objetivo de divulgar a interculturalidade e de promover a união dos povos e a tolerância.
A Casa da América Latina renova a sua parceria com o festival MED no sentido de apresentar animação de rua, com agrupamentos de música e dança latino-americanos de artistas residentes em Portugal.
Na edição de 2025, a 28 e 29 de junho, poderá desfrutar das apresentações de tango e dança folclórica, propostas artísticas da Argentina e República Dominicana.
PROGRAMA Casa da América Latina
28 de junho (sábado)
FOGARATÉ
CARAÏBE | PAIXÃO | FOGO | ESSÊNCIA
O Grupo Fogaraté é um grupo de dança folclórica dominicana criado em 2023, dirigido por Ela Hamadyk e gerido por Raymond Castillo. Com o objetivo de divulgar a riqueza da cultura e da dança tradicional da República Dominicana.
19:00h
Workshop de Bachata – Inclui uma aula de curta duração (30min).
Demonstração de Bachata – Demonstração da dança a par, explorando a sua musicalidade e movimentos característicos.
Apresentação do ritmo Mangulina – Uma dança folclórica dominicana de grande energia e expressividade.
Animação com o ritmo Bachata/Merengue – Interação com o público para uma experiência imersiva e festiva.
21:00h
Workshop de Merengue – Inclui uma aula de curta duração (30min).
Apresentação do ritmo Mangulina – Uma dança folclórica dominicana de grande energia e expressividade.
Apresentação do ritmo Merengue – Uma mostra vibrante deste ritmo tradicional, símbolo da cultura dominicana.
Animação com o ritmo Merengue – Interação com o público para uma experiência imersiva e festiva.
29 de junho (domingo)
18:00h
TANGO
Com a bailarina e professora Eugenia Brandulo e a participação de bailarinos com Síndrome de Down.
Dança e Arte Terapia pela Organização não governamental (ONG) Arte e TangoTerapia em Portugal.
TangoTerapia: Uma Abordagem Inovadora para o Bem-Estar
A TangoTerapia consiste na utilização do tango, em todas as suas manifestações artísticas, como uma ferramenta educativo-terapêutica. Esta terapia complementar aplica-se tanto na prevenção primária quanto no acompanhamento de diversas situações, promovendo o bem-estar integral com o objetivo de potenciar a saúde física, mental e emocional em todas as etapas da vida.
Mas…porquê o tango?
Embora todos os estilos de dança ofereçam vantagens distintas, o tango possui certas características que fazem com que os seus benefícios como terapia complementar sejam reconhecidos à escala mundial e inseridos dentro das instituições de saúde.
A utilização da dança como terapia complementar implica uma abordagem diferenciada para enfrentar doenças ou situações específicas. As suas características inerentes promovem uma disposição emocional favorável, otimizando exercícios sob a forma de “passos de dança”, promovendo o desenvolvimento e a saúde a nível físico, mental e emocional, bem como o bem-estar e a inclusão social.
Consulte aqui o programa completo do Festival MED Loulé – 26 a 29 de junho.
Galeria de imagens
Publicado: Junho, 2025.