Prémio Científico Mário Quartin Graça – 2024
Etiquetas: Prémio Científico Mário Quartin Graça
___________________________________________________________________________________O júri do Prémio Científico Mário Quartin Graça, reunido na Casa da América Latina, no dia 11 de setembro de 2024, decidiu atribuir o Prémio relativo ao ano 2024 ao trabalho Meninas adolescentes em busca da vida e da identidade na literatura infanto-juvenil, no contexto das ditaduras brasileira e portuguesa – Lygia Bojunga e Alice Vieira, da autoria de Renata Flaiban Zanete.
Num ano em que constatou a apresentação a concurso de outros trabalhos de qualidade e interesse, o júri entendeu dever atribuir ainda menções honrosas às seguintes obras:
– La superación en la Lengua Portuguesa para cursistas de centros educacionales y otros com fines especificos, de Ángel Jesús Pérez Ruiz.
– Disputas pelo neto de Noé: Tubal e as origens da Península Ibérica (1543-1666), de Julian Bilbao.
– Sentidos da diversidade em São Paulo e Lisboa: patrimônios e alteridades nos centros urbanos, de Micaela Altamirano.
– Reformar o Governo, conservar o Império. Economia política e administração. Angola, Bahia e Rio de Janeiro (1750-1777), de Naira Mota.
O Prémio Científico Mário Quartin Graça é atribuído anualmente a uma dissertação de Doutoramento em Ciências Sociais e Humanas de um estudante que tenha concluído o 3.º ciclo numa universidade ibérica, latino-americana, ou dos Estados Unidos da América, numa iniciativa da Casa da América Latina.
O júri do Prémio, presidido pelo embaixador Francisco Seixas da Costa, é constituído pela professora Ângela Fernandes (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), os professores José Soares Neves (Iscte – Instituto Universitário de Lisboa) e Pedro Cardim (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e por Manuela Júdice (CAL).
Oportunamente, será divulgada a data da entrega do Prémio.