Workshop sobre investimento e oportunidades de negócios no mercado de El Salvador

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________




A Casa da América Latina (CAL) e a Embaixada de El Salvador em Portugal, com o apoio da AICEP Portugal Global, da Câmara de Comércio Portugal Atlântico-Sul e da Fundação AIP, organizam no dia 18 de junho o Workshop sobre investimento e oportunidades de negócios no Mercado de El Salvador, a decorrer às 16h00 na CAL, Av. da Índia, 110.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição para comunicacao@casamericalatina.pt e à lotação da sala.

O objetivo deste workshop é dar a conhecer o mercado de El Salvador, país menos evidente para as empresas portuguesas. Integrado na sub-região da América Central, El Salvador, crescerá aproximadamente 3% em 2024, segundo a CEPAL – Comissão Económica para a América Latina e Caribe. Com uma jovem população de 6,5 milhões de habitantes, El Salvador adotou o dólar (USD) como moeda de curso legal em 2001, e em 2021 foi o primeiro país do mundo a fazê-lo também para a cripto moeda Bitcoin. Tendo como principal parceiro económico em termos de comércio, investimento, e turismo, os Estados Unidos da América, El Salvador dispõe de um Tratado de Livre Comércio com esse país, com inúmeras vantagens para as empresas que pretendam trabalhar nesse mercado. 

Entre as prioridades setoriais definidas pelas autoridades salvadorenhas, contam-se as energias renováveis (eólica, solar e geotérmica), o meio ambiente, o tratamento e distribuição de água, a eletrificação rural, a construção e reabilitação de infraestruturas e o desenvolvimento na economia digital. A título de exemplo, note-se que a 18 de abril deste
ano, o gigante tecnológico Google abriu oficialmente os seus escritórios em El Salvador, anunciando também um apoio de 200.000 dólares (cerca de  188.000 euros) destinado a negócios de base tecnológica de mulheres empreendedoras.

No que respeita ao agronegócio, El Salvador é reconhecido internacionalmente por exportar café, açúcar (extraído da cana-de-açúcar) e cacau de elevada qualidade. Os setores têxtil e farmacêutico também são importantes fontes de rendimento no que toca à exportação de produtos de valor acrescentado.

Contudo, um dos setores onde El Salvador tem apostado é o turismo. Conjugando atrações como vulcões, lagos e montanhas a praias magníficas, este país, fruto de um profundo investimento do governo do Presidente Nayib Bukele, dotou a zona costeira do país de infraestruturas de primeira classe, adequadas à prática do surf. Surf City tornou-se num destino obrigatório para os surfistas internacionais, onde se realizam competições ao mais alto nível.

A Embaixada de El Salvador abriu em Portugal a 1 de dezembro de 2022.

Venha saber mais sobre este país!

 
 Programa:
 
 16h00 – Sessão de abertura
 Embaixador António Almeida Lima, Vice-presidente da Casa da América Latina
 Responsável da Fundação AIP *
 Embaixadora Cristina Pucarinho, Administradora da AICEP- Portugal Global 
 
 – El Salvador, oportunidades para investidores e empresas portuguesas 
 Moderador: Filipe Vasconcelos Romão – Presidente da Câmara de Comércio Portugal-Atlântico Sul
 Rhina Bardi, Embaixadora de El Salvador em Portugal
 Responsável - Invest in El Salvador - Agência de Promoção de Investimento e Exportações de El Salvador (on line)
 Responsável - Camarasal – Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador (on line)

 - Mesa redonda empresas 
 Moderador: Cristina Valério – Coordenadora da Área Económica da Casa da América Latina
 - Quidgest - https://quidgest.com/ * 
 - Prilux - https://www.prilux.pt/pt *
 - Douros Flavours - https://dourosflavours.com/pt/ *
  
 17h30 – Cocktail de networking com provas gastronómicas salvadorenhas 

Partilhe: