Evento online | Conferência anual CAF – CEPAL: O desafio de ampliar e melhorar as políticas de desenvolvimento produtivo na América Latina e no Caribe

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe CEPAL convidam você para sua conferência anual “O desafio de ampliar e melhorar as políticas de desenvolvimento produtivo na América Latina e no Caribe”.

A América Latina e as Caraíbas fecharão a década 2014-2023 com uma taxa de crescimento anual estimada em 0,8%, equivalente a menos de metade do que a região alcançou na década de 1980, mais conhecida como a década perdida. Se este padrão de baixo crescimento não for superado, a região não será capaz de enfrentar com sucesso os desafios relacionados, entre outros, com a redução da pobreza e da desigualdade, a melhoria da educação e da saúde, e as alterações climáticas, problemas que, evidentemente, , Se não forem resolvidos, podem colocar em risco o funcionamento das suas democracias.

Para enfrentar este desafio, são necessárias políticas de desenvolvimento produtivo de maior escala e eficácia do que as que foram promovidas até agora. Entre outras características, estes esforços devem incluir apostas estratégicas na dinamização ou dinamização dos sectores. Ao mesmo tempo, a articulação destes esforços entre os atores envolvidos deve ser melhorada, dada maior continuidade e aprofundada descentralização para dar maior espaço e destaque aos territórios e atores no nível subnacional.

Dentre as múltiplas frentes existentes para dimensionar e aprimorar as políticas de desenvolvimento produtivo na região, destacam-se:

Enfrentar os desafios da implementação destas políticas, incluindo a melhoria da articulação público-pública, público-privada e nação-território, além de identificar oportunidades para tirar partido das políticas industriais de outros países.
Desenvolver estratégias de financiamento para a transformação produtiva que incluam, entre outros, o fortalecimento dos bancos nacionais de desenvolvimento e um papel ativo dos bancos de desenvolvimento regionais e multilaterais, de modo a garantir recursos oportunos e estrategicamente orientados para financiar a inovação, os projetos, as ações e, em geral, , os investimentos que respondem às prioridades dos diferentes países e territórios no âmbito das suas políticas de desenvolvimento produtivo.
Desenvolver agendas de desenvolvimento produtivo a partir dos territórios, articulando esforços de desenvolvimento produtivo nacionais e subnacionais, apoiados em esquemas de governança que permitam a articulação multifatores, multissetoriais e multiníveis.
Fortalecer as capacidades dos países e dos seus territórios, especialmente no que diz respeito à colmatação de lacunas de talentos humanos, para que tenham os perfis e competências necessários para as suas agendas de transformação produtiva.

O objetivo da conferência é, portanto, gerar um espaço de reflexão no qual essas quatro frentes sejam aprofundadas para avançar no desenho e implementação de uma agenda regional de políticas de desenvolvimento produtivo que oriente governos nacionais e subnacionais, academia, atores privados e outros atores da sociedade civil da região na geração de ações conjuntas para o desenvolvimento produtivo sustentável e inclusivo.

Dia: 9 de abril de 2024
Horário: 9h00 horário do Brasil
O evento será transmitido aqui. Consulte o programa e inscreva-se.

Partilhe: