Dia Mundial da Poesia e Festa da Poesia na Casa da América Latina fotografados por Daniel Mordzinski
Etiquetas: Daniel Mordzinski, Fotografias, Poesia
___________________________________________________________________________________Este ano, a Casa da América Latina assinalou o Dia Mundial da Poesia com 2 eventos, nos dias 21 e 23 de março.
Dia 21, dedicámos a programação à poesia e música da Colômbia, com a presença da cantora colombiana Mónica Giraldo, que cantou com a cantora portuguesa Mafalda Veiga, dos poetas Filipa Leal, Lauren Mendinueta e Pedro Rapoula, e de Debora Merali.
Dia 23, a Festa da Poesia fez-se a várias vozes e línguas, com destaque para o lançamento do livro de poesia “Caderno de Setembro”, do escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez, com tradução de Nuno Júdice e edição Exclamação.
Algumas das sessões destes 2 dias de festa dedicados à poesia foram registadas pelo fotógrafo argentino Daniel Mordzinski.
Daniel Mordzinski (Buenos Aires, 1960), conhecido como “o fotógrafo dos escritores”, trabalha desde há trinta e nove anos num ambicioso “atlas humano” da literatura ibero-americana. O fotógrafo argentino que se move entre Paris e Madrid retratou os protagonistas mais relevantes das letras hispânicas. Autor de numerosos livros, Mordzinski expõe continuamente nos museus mais importantes da América Latina e as suas obras estão presentes nas melhores coleções de fotografia contemporânea. É fotógrafo de importantes festivais literários, como o Hay Festival de língua espanhola, Centroamérica Cuenta, em Nicarágua, o Festival de la Palabra de Puerto Rico, entre outros.
Dos seus últimos livros publicados, destacam-se Ciudades para A(r)mar, com Miguel Munárriz (Âmbito Cultural, 2016); A literatura na lente de Daniel Mordzinski (SESI-SP Brasil, 2016); Gabo, siempre (RandomHouse, 2015); Viaje al corazón del Hay Festival (RandomHouse, 2015); Cronopios (Alfaguara, 2014 Métailié, França); Nicaragua (Universidad de Veracruz, 2013); Últimas noticias del Sur, com Luis Sepúlveda.