Nuno Júdice (1949-2024): Poeta, ensaísta e tradutor

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos do poeta, ensaísta e tradutor Nuno Júdice.

Nuno Júdice foi um dos poetas portugueses mais publicados e traduzidos, tendo a sua obra merecido reconhecimento nacional e internacional com vários prémios, dos quais se destaca o Prémio Ibero-Americano Rainha Sofia, em 2013, o Grande Prémio Poesia da APE, em 2021, e o Prémio Iberoamericano Ramón López Velarde, atribuído pelo Governo Mexicano, em 2023.

Nuno Júdice licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e obteve o grau de Doutor pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação sobre Literatura Medieval.

Publicou o primeiro livro de poesia, “A Noção de Poema” em 1972. Em 2022, a editora D. Quixote publicou “50 anos de Poesia”, uma antologia pessoal dos seus poemas.

Ao longo da vida literária traduziu muitos autores latino-americanos, dos quais se destacam, por exemplo, Pablo Neruda, Ramón López Velarde ou, mais recentemente, Gioconda Belli e Juan Gabriel Vásquez.

Nuno Júdice, que escreveu “Aceita o transitório; nada do que/ é definitivo, e dura, te pode atingir” deixou-nos este domingo, aos 74 anos. Ver menos

Partilhe: