Vencedores do concurso de fotografia: “Eu fiz o Mochilão na América Latina”

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

No dia 2 de Março, a Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 foi palco da entrega de prémios do concurso de fotografia “Eu Fiz o Mochilão na América Latina”, numa parceria com a Casa da América Latina que decorre há 7 edições, associada mais uma vez à Revista Sábado Viajante.

A paixão por viagens e a história por detrás da fotografia ofereceu-nos momentos de generosa partilha daqueles que escolheram esta região como cenário das suas viagens e asseguram que foram algumas das melhores experiências das suas vidas.

O concurso de fotografia distinguiu 3 premiados e 3 menções honrosas. A Casa da América Latina agradece a todos aqueles que enviaram fotografias, aos vencedores, e sobretudo aos patrocinadores e aos nossos parceiros, Montebelo Hotels & Resorts, TIME4TRAVEL, INSTAX Fujifilm, Segundo Muelle e Academia Danças do Mundo, Embaixadas da Colômbia e Panamá, Uruguai e El Salvador, Hippotrip, Jardim Zoológico, que nos permitem manter e fazer crescer esta iniciativa.

Vencedores

1º Prémio – Lara Leite (Peru)

2º Prémio – Ana Luísa Manso Rogeiro (Guatemala)

O mercado de Chichicastenango, na Guatemala, também conhecido por Chichi, acontece tradicionalmente às quintas feiras e domingos. Quem o visita depara-se com uma explosão única de cores e aromas, e ainda, com o caos organizado das bancas dos vendedores locais que, vestidos com os seus trajes tradicionais, e com palavras e sorrisos, contribuem para a atmosfera cultural e única deste local.
Esta fotografia, tirada em 2022, durante as minhas férias, mais do que uma imagem estática, é o reflexo da riqueza cultural e da beleza de um povo.

3º Prémio – Sérgio Miguel Gambinhas Conceição (México)

Os pescadores com rede borboleta são únicos no mundo. As redes adquirem a forma de borboleta, quando pousadas na frente da embarcação, para que os pescadores possam remar. As embarcações são feitas apenas de um único tronco de madeira e são deslocadas apenas por um remo. A história destes pescadores está intimamente ligada ao dia dos mortos que marcam o momento, quando acendem as suas tochas nos barcos após o pôr do sol.
Os pecadores trajam de branco, com uma faixa vermelha na cintura.

Menção honrosa – Andreia Costa (Guatemala)

Menção honrosa – Agnieszka Olesiewicz (Nicarágua)

Menção honrosa – Jorge Manuel Gonçalves (Peru)

Menção honrosa – Lorena Santiago (Uruguai)

Partilhe: