“Brasilidades”, de Robério Braga na Galeria São Mamede

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Galeria São Mamede, Lisboa
Até 19 de março

Inaugurou dia 29 de fevereiro a exposição ‘Brasilidades’ de Robério Braga na galeria São Mamede, em Lisboa.

Na ocasião, o fotógrafo brasileiro apresentou obras de três séries distintas, entre elas, imagens da premiada ‘Tranças Barrocas’.

Robério Braga (1971) é um fotógrafo brasileiro nascido em Salvador da Bahia. É também diretor de fotografia em cinema, e diretor de cena com vasta experiência no campo audiovisual. Atualmente reside em Madrid, Espanha.

Tem-se dedicado a pesquisar histórias de resistência, preservação cultural e celebração de identidades ligadas ao povo da sua terra natal.

Ao longo dos anos, foi reconhecido nacional e internacionalmente, tendo recebido prémios em concursos de fotografia de prestígio, como o “Lens Culture” “Paraty em Foco” ou “Spider Black & White Award”.

As suas obras fazem parte do acervo de museus e fundações dentro e fora do Brasil como o Museu de Imagem e Som (MIS / São Paulo), Museu de Arte Moderna (MAM / Salvador) ou Fundação D. Luís I (Cascais) Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu Afro Brasil (Ibirapuera , São Paulo) e Fundação Carmen e Luis Bassat ( Barcelona)

Além da sua carreira na fotografia, Robério Braga fundou uma produtora de audiovisual em São Paulo (2002), onde atuou como co-produtor da primeira série brasileira produzida pela NETFLIX, intitulada “3%”. Também produziu uma longa-metragem, e diversas curtas-metragens, programas de televisão, videoclipes musicais e outros formatos audiovisuais. O artista tem utilizado a sua experiência no cinema ao serviço da sua narrativa, criando imagens muito cinemáticas com grande potência visual.

Robério Braga publicou dois livros sobre seu trabalho fotográfico por meio da Lei Rouanet de fomento à cultura: Tranças Barrocas e Luz Negra.

https://www.saomamede.com/

https://www.saomamede.com/exposicao.php?id_exposicao=655

Partilhe: