Exposição “Têxteis Extraordinários” – México” no Porto, a convite da Fundação Manuel António da Mota

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

25 de janeiro, 18h00
Mercado do Bom Sucesso

A exposição “Têxteis Extraordinários – México”, que esteve patente na Casa da América Latina de 5 de setembro a 17 de novembro de 2023, vai agora estar disponível no Porto, a partir do próximo dia 25 de janeiro às 18h00, numa iniciativa da Fundação Manuel António da Mota em parceria com a Casa da América Latina e a Embaixada do México em Portugal.

Esta mostra foi originalmente preparada pela Secretaria de Cultura do Governo Mexicano, numa iniciativa da CAL com a Embaixada do México em Portugal, e traz ao nosso país materiais trabalhados artesanalmente, peças que contam histórias dos diferentes povos indígenas mexicanos, garantindo não só a preservação da sua memória ao longo dos tempos, como também, tantas vezes, o seu sustento.

A arte têxtil é um dos mais importantes e completos testemunhos da cultura do México. Uma tradição ancestral, passada de geração em geração através de mãos femininas, que usa os recursos naturais do país como a seda, o linho ou o algodão, para dar vida aos bordados e aos trajes.

A exposição “Têxteis Extraordinários – México” tem curadoria de Amparo de Jesús Rincón Pérez, Ministério da Cultura do México, e Beatriz Carrizosa Martínez e Norma Matyeli García Rodríguez, Museu Nacional de Culturas Populares do México.

A exposição pode ser visitada a partir do próximo dia 25 de janeiro e até 26 de março. Apenas nos dias úteis, das 10h às 13h e das 14h às 18h. 

Partilhe: