Entrega do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2023

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

No passado dia 14 de dezembro decorreu, na Casa da América Latina, a cerimónia de entrega do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2023.

O prémio foi atribuído ao investigador chileno Francisco Javier Morales Aguilera, pela tese Miradas interiores y exteriores sobre la violencia política durante la Unidad Popular. Análisis de la documentación oficial y la prensa en Chile, España y Portugal, 1970-1973.

Discurso do vencedor Francisco Javier Morales de Aguilera

O júri também decidiu conceder, a título excecional, uma menção honrosa à tese da investigadora brasileira Marcela Maciel Santana, intitulada Cidades de Influência Portuguesa: Patrimonialização e Gestão.

Discurso de Marcela Santana, Menção Honrosa

A 14ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça recebeu um total de 58 candidaturas, com a seguinte distribuição geográfica: 43 do Brasil, 12 de Portugal, 1 do Chile, 1 do Equador e 1 do Uruguai. Na apreciação das candidaturas foi tida em conta a originalidade do tema, a sua relevância no âmbito do estreitamento de relações entre a Portugal e os países da América Latina e a qualidade da investigação.

Partilhe: