Exposição “Têxteis Extraordinários – Peru” na CAL

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

23 de novembro a 29 de dezembro
Casa da América Latina (Avenida da Índia, 110)

Até dia 29 de dezembro, a Casa da América Latina tem patente a exposição “Têxteis Extraordinários – Peru”, uma mostra organizada pela CAL e pela Embaixada do Peru em Portugal. 

A arte têxtil peruana é um dos mais importantes e completos testemunhos da identidade cultural do Peru. Reúne tradições e saberes milenares vindos de tempos pré-hispânicos, passados de geração em geração até aos dias de hoje. 

Entrevista com a María del Carmen de Reparaz, do Turismo Cuida

Com enorme valor simbólico, social e antropológico, os têxteis andinos são feitos à mão ao longo de todo o processo. Dos tecidos às cores usadas para os tingir – uma vasta oferta colorida que resulta da recolha de plantas e minerais cultivados e extraídos pela população das várias comunidades -, até à tecelagem dos fios em teares de cintura ou de pedal. 

Além da carga identitária que encerram, os têxteis peruanos são também fonte de empoderamento das comunidades que os produzem e que, simultaneamente, traduzem um diálogo entre o passado e o presente, ligando gerações e enriquecendo o tecido social e cultural do Peru.

A mostra que agora se apresenta na Casa da América Latina reúne peças das coleções privadas do Embaixador Carlos Gil de Montes, de Graça Ventura e de João Menau. 

É importante assinalar que a exposição integra também 3 vídeos, realizados para o Plano Wallata Ollantaytambo do Ministério da Cultura do Peru, gentilmente cedidos por Maria Carmen Reparaz, que nos mostram como o governo peruano apoia os povos originários na concretização de novas peças baseadas nos conhecimentos ancestrais, vendidas posteriormente aos turistas.  


Fotos: Hugo David

Partilhe: