Puro Conto no Festival Utopia em Braga

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

5 e 12 de novembro
Festival Utopia, Braga

A Casa da América Latina apresenta em Braga a segunda edição de Puro Conto, um festival literário dedicado ao conto latino-americano. Integrado no Festival Utopia (https://festival-utopia.pt/), a participação da CAL contará com duas sessões de conversa e duas oficinas criativas dedicadas ao conto.

Nos dias 5 e 12 de novembro, Amilcar Bettega conduzirá duas sessões formativas dedicadas ao conto. Escritor brasileiro, a sua literatura é marcada por um grande domínio técnico. Alguns das seus contos filiam-se no chamado realismo fantástico (estabelecendo uma intertextualidade com o escritor argentino Julio Cortázar), em que acontecimentos inesperados tomam conta do contexto de forma “realista”.

Também no dia 5 de novembro, às 15h00, acontece a Conversa «Em que língua escrevo o português?», com Carla Muhlhaus e Manuella Bezerra de Melo, Nara Vidal moderará um debate à volta do conceito da padronização da língua portuguesa que se vem transformando e que atende a demandas de dinâmicas e movimentos geográficos e culturais cada vez mais evidentes de expansão. O fluxo migratório, sempre tão complexo e íntimo, é um exercício de reflexão sobre a amplitude dessa língua portuguesa falada dentro de Portugal.Como é, portanto, para escritoras brasileiras que produzem literatura em Portugal? Uma literatura que não se reduz à diáspora porque o conceito da língua se transforma?

Mais tarde, às 18h00, Roberto Santandreu e Alfredo Cunha, com moderação de Cláudio Garrudo, apresentam a sessão «Da palavra à imagem, da imagem à palavra». Uma sessão em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (https://incm.pt/site/index.php). Dois fotógrafos, do Chile e de Portugal, abordarão afinidades e diferenças entre fotografia e literatura. Tanto a fotografia como a literatura procuram reconstruir à sua maneira o que fica para a  posteridade. Os seus conceitos atravessam gerações e perpetuam-se, cada uma à sua maneira. Ambas são narrativas ficcionais com suas especificações; enquanto a fotografia oferece a imagem pronta, a literatura possibilita ao leitor criar o seu próprio universo de imagens

O Puro Conto apresenta ainda a exposição «Múltiplo Leminski», (https://multiploleminski.com.br/) para visitar em qualquer um dos dias do festival, de 2 a 12 de novembro, na Galeria do Paço. Uma exposição já apresentada na Casa da América Latina, em Lisboa, em 2021, que inicia a sua itinerância em território português.

Partilhe: