Seminário: O futuro das relações entre a União Europeia, a América Latina e as Caraíbas após a Cimeira UE-CELAC

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

6 novembro
15h30
Casa da América Latina
Inscrições
AQUI
Programa

A Fundación Euroamérica e a Casa da América Latina organizam o seminário “O futuro das relações entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas após a Cimeira UE-CELAC”, dia 6 de novembro, na Casa da América Latina.

Num contexto internacional tão complexo como o atual, é imprescindível para a União Europeia criar alianças estratégicas com regiões do mundo com as quais partilha valores e princípios, a fim de enfrentar conjuntamente os desafios com os quais todos nos confrontamos. Por esta razão, as instituições europeias olham para a América Latina e as Caraíbas como o seu principal parceiro estratégico. Ambas as regiões estão empenhadas num sistema multilateral sólido, baseado em regras identitárias, representando no seu conjunto, um terço dos membros das Nações Unidas.

A Cimeira UE-CELAC, realizada em Bruxelas em julho após uma interrupção de 8 anos, sublinhou este desejo comum das duas regiões de reforçar os seus laços, a cooperação entre elas em fóruns multilaterais, a paz e a segurança mundiais, o comércio e o investimento, ações conjuntas para combater as alterações climáticas, a justiça e segurança para os cidadãos. No âmbito da Cimeira, a Comissão Europeia, juntamente com o BID e o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, organizou previamente uma Mesa Redonda Empresarial para explorar as oportunidades de investimento, onde foi apresentada a Agenda de Investimento Global Getaway, que inclui mais de 135 projetos para tornar a transição ecológica e digital justa, uma realidade para ambos os lados do Atlântico.

Este seminário tem o objetivo de divulgar e difundir os resultados de ambas as reuniões entre os setores público e privado e a sociedade civil de ambos os lados do Atlântico, bem como de explicar o estado atual e as projeções futuras das relações entre as duas regiões.

Partilhe: